Trabalhar em um ambientes organizados e limpos, é muito importante para gerar bem estar e saúde das pessoas que convivem neste ambiente. Além de trazer a conservação da oficina.

As ferramentas com toda a certeza são peças essenciais em uma oficina e é muito relevante saber como deixa-las organizadas. Continue lendo e confira as nossas dicas de como organizar uma oficina!

1- Descarte

Passe um pente fino na oficina e encontre as ferramentas que não estão sendo utilizadas e as descarte, ferramentas não utilizadas ocupam apenas espaços nas gavetas e atrapalham no momento de encontrar a ferramenta que você precisa!

Então se você não utiliza mais a ferramenta descarte-a ou doe ela para outros!

2- Categorize 

Agora que você já se livrou do que não utiliza mais, está na hora de categorizar as suas ferramentas! Categorize as suas ferramentas da maneira mais prática, seja por tamanho, funcionalidade ou uso frequente.

O ideal é você categorizar de uma forma que, até uma pessoa que não conheça o local, seja capaz de buscar a ferramenta corretamente.

3- Organize

Utilizar painéis perfurados é uma ótima maneira de organizar e expor todas as suas ferramentas, estes painéis permitem a colocação de ganços, então você pode organizar as ferramentas da maneira que mais lhe convém.

Outra maneira de organizar as ferramentas é utilizar caixas e carros de ferramentas, a vantagens deles é a sua movimentação, então se há uma necessidade de transportar as ferramentas pela oficina as caixas e carros é uma boa pedida.

4- Limpe

Limpar o ambiente é de suma importância para manter a aparência do local e realizar a limpeza das ferramentas irá manter funcionalidades delas por muito mais tempo.

A limpeza também agrega na segurança do local, poças de óleo, peças no chão dentre outros podem causar acidentes leves e graves, então é sempre bom manter o local limpo!

5- Manutenção

Agora que você já organizou a oficina da maneira mais prática para você está na hora de mantê-la dessa maneira. Crie hábitos de manter o padrão que foi estabelecido na oficina, assim fica mais fácil de manter ela sempre organizada. 

Esperamos que essas dicas tenha de ajudado a manter a sua oficina organizada, no nosso blog temos vários post relacionados a ferramentas, se você quer receber em primeira mão nossos conteúdos é só assinar a nossa newsletter ou curtir a nossa página do facebook!