O soprador térmico é uma das ferramentas elétricas mais versáteis encontrada nos tempos atuais, ela é capaz de inúmeras tarefas que muitas das vezes se passa por despercebidos por muitos, até mesmo para os amantes de ferramentas.

Como muitos já sabem, o funcionamento do soprador térmico consiste em um jato de ar quente, ajustável, entre temperaturas de 50°C até 600°C.  Podendo ser utilizado para remoção de pinturas, moldagem de materiais plásticos, aplicação de películas e etc!

Mas antes de começarmos a falar das infinitas funções que o soprador térmico desempenha, vamos lembrar que está ferramenta deve ser manuseada com bastante cuidado e se possível com EPI’s para evitar acidentes!

1- Afrouxar parafusos e porcas

Um dos usos mais convenientes e comuns do soprador térmico é afrouxar parafusos e porcas!

Isso acontece devido ao calor dilatar o metal, aumentando o volume do corpo dos parafuso e porcas, assim facilitando a remoção dos mesmos. Essa técnica é extremamente útil para a remoção de parafuso e porcas enferrujados, então a próxima vez que você precisar desparafusar um parafuso enferrujado lembre-se do seu soprador térmico!

2- Trabalhos com artesanato

O soprador térmico também é bastante útil na área de artesanato, o ar quente facilita na modelagem de materiais, também é possível soldar peças e até mesmo realizar o processo de vulcanização em lonas plásticas na forma que precisar.

Ele pode também, atuar na área da estamparia em silk, acelerando o processo de secagem da tinta.

3- Remoção de tintas 

Renovar peças de madeira pode se tornar uma tarefa complicada sem as ferramentas corretas para o trabalho, por isso é de suma importância ter algumas ferramentas básicas para casa. O calor que o soprador fornece, consegue retornar a tinta para o estado pastoso, assim possibilitando a sua remoção na peça de madeira.

E com a ajuda de uma lixadeira o seu trabalho de restauração ficará com um acabamento profissional!

4- Acender a churrasqueira

Quem não ama um bom e velho churrasco não é mesmo, mas quando o assunto é acender a churrasqueira a conversa é outra. Todos possuem uma maneira infalível para aceder a churrasqueira, mas sabia que você pode usar o seu soprador térmico para acender a churrasqueira em poucos minutos?

Para usar o seu soprador térmico como um acendedor de churrasqueira elétrico, basta colocar o jato de ar quente sobre o carvão, esperar até o carvão virar brasa e logo em seguida coloque um pouco de carvão por cima e em pouco tempo a sua churrasqueira estará acessa!

5- Remoção de adesivos

Com certeza um dos usos mais comuns do soprador térmico é a remoção de colas em diversas superfícies. Remover adesivos com um soprador térmico é tarefa simples, mas que ainda requer cuidado para não danificar o material que o adesivo está colado.

O calor que a ferramenta produz, “amacia” a cola possibilitando a sua remoção, resultando em uma superfície lisa e sem resíduos de cola.

E ai, gostou das diversas maneiras que você pode utilizar o seu soprador térmico? Se você gosta de ferramentas temos vários conteúdos sobre, também temos diversas ferramentas em nosso site!