Com a rotina intensa de trabalho, é normal que as pessoas tenham pouco tempo para cuidar da casa. Por isso, adotar estratégias que facilitem esse trabalho, evitando o surgimento de dores de cabeça desnecessárias, é uma prática muito importante.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas práticas para ajudar você a se organizar melhor. Confira seis hábitos de manutenção para manter o lar sempre em ordem!

1. Crie um calendário de manutenção periódica

Elaborar um calendário de manutenção é uma ótima estratégia para cuidar da casa e manter tudo sob controle. Para criar o seu, liste todas as coisas que você precisa fazer e defina com qual periodicidade cada tarefa deve ser feita, de acordo com a rotina caseira.

Alguns hábitos relevantes são a limpeza e verificação do funcionamento de eletrodomésticos e outros utensílios semanalmente, cuidados com a geladeira e a dispensa de modo mais profundo mensalmente, retirada da poeira dos móveis cerca de duas ou três vezes por semana e etc.

Apresente o planejamento de manutenção para sua família e, se possível, peça a ajuda dela para cumprir as tarefas. Crie lembretes para não se esquecer de nada e tente segui-los à risca. Você pode utilizar um calendário de papel ou um digital no seu smartphone, por exemplo.

2. Limpe e encere pisos para evitar ressecamento

É muito importante fazer uma limpeza e encerar o piso de casa regularmente, para mantê-lo bem conservado. A cera dá brilho e protege o chão contra o ressecamento e possíveis descascados, aumentando a durabilidade e evitando que você precise trocá-lo cedo demais.

Antes de comprar os produtos necessários, procure saber quais são os tipos mais adequados para o material do seu piso e como utilizá-los corretamente. Essa limpeza pode ser feita semanalmente.

3. Revise mensalmente o sistema hidráulico

Todos os meses, reserve um tempo para verificar o funcionamento e fazer uma limpeza nos canos da casa. Dê atenção especial às descargas e tubulações das pias, locais nos quais costuma acontecer a maior parte dos problemas.

Assim, você impede futuros transtornos como entupimentos, vazamentos e até mesmo o rompimento de algum cano. Esses incidentes podem aumentar o valor da conta de água.

4. Pinte as paredes com frequência

A pintura é essencial para acabar com os descascados e renovar a aparência do ambiente. Ao colorir as paredes, é primordial ficar atento à existência de rachaduras. Caso encontre alguma, verifique se elas são superficiais ou mais profundas. No segundo caso, é uma boa ideia pedir a ajuda de um profissional para analisar mais a fundo.

A pintura pode ser feita a cada dois anos, por exemplo, se não houver problemas como infiltrações ou partes descascadas muito evidentes.

5. Faça a manutenção do sistema elétrico

Fazer a manutenção elétrica periodicamente é indispensável para manter a segurança da casa e evitar valores inesperados na conta de luz. Se as lâmpadas piscam muito, utensílios queimam com frequência, há fios desencapados à vista ou tomadas com alta descarga de energia, busque resolver o problema imediatamente. Assim, você evita choques e problemas em seus aparelhos eletrônicos.

A manutenção do sistema elétrico pode ser feita anualmente, de maneira preventiva. Se necessário, solicite a ajuda de um eletricista, principalmente no caso de reparos mais complexos.

6. Evite empoçamentos e infiltrações

Infiltrações nas paredes diminuem a vida útil das pinturas e podem trazer contratempos de saúde para você e sua família. Além disso, infiltrações no teto desgastam a estrutura da laje. Portanto, certifique-se de que há boa impermeabilização. Revise também o sistema de calhas periodicamente, para retirar folhas ou outros dejetos que possam impedir o escoamento da água e causar poças.

Seguindo as dicas apresentadas neste post, você poderá cuidar da casa com mais facilidade e, devido às manutenções preventivas, evitará o surgimento de adversidades difíceis de resolver. Assim, o lar estará sempre em ordem, o que é um passo fundamental para o bem-estar de sua família.

E então, gostou das dicas? Que outras estratégias você usa para cuidar da casa? Conte para a gente nos comentários!