Quem é que não deseja saber como aumentar a velocidade da internet sem ter que contratar um plano maior da operadora, não é mesmo? Principalmente se sua conexão não é das melhores. Mas você sabia que é possível melhorar o sinal da sua conexão?

De fato, otimizar a velocidade da rede sem, no entanto, contratar um plano mais rápido é viável. A lentidão da rede pode estar ligada a alguns fatores que devem ser verificados pelo usuário, como a certificação de que a senha é segura ou se a operadora contratada cumpre com o que foi prometido no ato do contrato.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como melhorar sua conexão sem trocar seu plano. Confira!

1. Verifique se o computador é compatível com a conexão

Se o seu computador está lento, ele pode ter um processador antigo que não acompanhe a velocidade da conexão wi-fi. Dessa forma, sua navegação pode apresentar lentidão.

Para esse problema, as alternativas são: adquirir uma máquina nova ou, se não for possível, instalar programas que promovam uma limpeza no PC ou notebook e que viabilizem torná-lo mais rápido.

2. Adquira um bom antivírus

Malwares e vírus são os maiores causadores de internet lenta. Alguns deles são capazes de comprometer parte da banda larga, roubando, dessa forma, a velocidade na hora de transmitir dados. Por isso, investir em um bom antivírus poderá manter sua máquina longe dessas ameaças.

Existem dois antivírus que cumprem bem o papel de proteção, que são o Avira e o VírusScan (Mcfee). No entanto, suas versões pagas garantem uma segurança de dados ainda maior para o seu equipamento — valendo a pena o investimento.

3. Invista em bons e modernos equipamentos

As coisas ficam obsoletas rapidamente na informática. Trata-se de uma tecnologia que está em permanente evolução. Sendo assim, equipamentos que aparentemente ainda correspondam às suas expectativas em alguns fatores, em outros podem não satisfazer. Por isso, a dica é atualizar alguns equipamentos, como modem e roteador, para garantir uma boa conexão.

4. Instale aceleradores de navegação

Você sabia que existem programas que tornam a navegação mais rápida? São programas de computador que fazem pequenas modificações nos softwares instalados (tornando-os menores). Eles também salvam fragmentos de alguns sites; assim, ao acessá-los novamente, carregam de forma mais rápida.

5. Desfragmente seu HD

Esse recurso possibilita atenuar o trabalho de seu PC. Quanto mais fragmentado o HD estiver, mais tempo levará para juntar os fragmentos dos programas e maior tempo ele precisará para ser executado. Fique atento para manter sempre seu computador desfragmentado.

A desfragmentação do HD com regularidade garante mais agilidade ao PC, tanto no acesso à internet quanto no desempenho do próprio computador — tornando-o bem mais rápido.

6. Certifique-se da segurança de sua rede

Apesar de a maioria das pessoas escolher uma senha, ela pode ser decifrada. Por isso, é aconselhável escolher senhas seguras e um padrão de segurança avançado e mais efetivo, como o WPA. Formule uma senha difícil e a troque com frequência. Opte por letras maiúsculas e minúsculas, além de algarismos.

7. Organize seu navegador

Mas como aumentar a velocidade da internet por meio do navegador? Simples, mantendo-o estruturado. Escolha o seu Browser e depois o mantenha sempre atualizado (geralmente é automático) e organizado.

8. Controle os aplicativos que sugam muito da internet

Você sabia que existem softwares e aplicativos que são capazes de absorver sua banda larga? Residências onde muitas pessoas fazem uso do serviço streaming, como a Netflix, podem ter parte de seus dados consumidos pelo programa, tornando, dessa forma, a conexão limitada para outras atividades.

9. Posicione o roteador corretamente

Alguns usuários têm a mania de esconder o roteador. Esse equipamento deve ficar em um local central da residência, livre de obstáculos e bem no alto. Assim, ele será capaz de transmitir o sinal por igual pela casa.

Agora que você já sabe como aumentar a velocidade da internet, aproveite e faça uma avaliação em seu PC. Afinal, por meio de uma boa conexão, é possível até assistirmos à TV, não é mesmo? Siga nossas dicas!

Gostou deste post? Leia, então, outro artigo bem interessante sobre o assunto: Confira o passo a passo de como instalar internet na TV!