Você sabe como funcionam os óculos 3D? Apesar de as pessoas terem conhecimento sobre esse acessório, muitos ainda desconhecem o seu funcionamento.

A realidade virtual teve início e começou na prática a sair dos laboratórios nos anos 1990, virando logo tendência mundial — especialmente quando se fala em games, que foi a modalidade na qual essa tecnologia que ganhou mais força. No entanto, a cada dia, novas tecnologias e dispositivos surgem para tornar tudo o mais próximo possível do real — e os óculos 3D são parte integrante nesse contexto.

Pensando nisso, elaboramos esse post para esclarecer, de uma vez por todas, a utilidade desse produto no seu aparelho de TV. Continue a leitura e saiba mais sobre esse dispositivo tão interessante e cada vez mais utilizado pelos amantes da tecnologia!

O que são e como funcionam os óculos 3D?

Os óculos 3D é um acessório utilizado em TVs, consoles de jogos e no cinema para melhorar a experiência do usuário. Como o nome sugere, ele possibilita a visualização da imagem em 3 dimensões, tornando-a mais próxima da realidade.

Então, você pode estar pensando: “Nós já vemos naturalmente em 3D, não é mesmo? Então, qual seria a funcionalidade dos óculos 3D?” Simples: as imagens emitidas pela TV são em 2D, não exibindo aquela sensação de profundidade que essa tecnologia propõe. Para que isso ocorra, é necessário trazer a imagem para frente — aí, sim, teremos a sensação de primeiro e segundo plano.

Os óculos 3D alteram a propagação da emissão de luz. Uma das lentes seleciona os raios de luz verticais e exclui os demais, a outra faz o mesmo com os horizontais. Dessa forma, cada um dos olhos recebe a imagem em planos diferentes, causando a sensação 3D.

Quais os tipos de óculos 3D?

Alguns modelos de TV são equipados com a tecnologia 3D, tornando possível uma interatividade maior, seja ao assistir a um filme ou ao jogar um game. No entanto, se você possui um aparelho com essa tecnologia e pretende se inteirar sobre os óculos disponíveis para seu modelo, temos algumas dicas importantes, ok?

Existem dois tipos de óculos 3D — os passivos e os ativos, que devem ser escolhidos de acordo com a tecnologia de seu aparelho de TV. Confira, a seguir, as características de cada um deles!

Óculos passivos

Os óculos de tecnologia passiva é aquele que usamos nas sessões de cinema. Suas lentes são transparentes e polarizadas, ou seja, duas imagens passam por elas. Como já mencionamos acima, os óculos 3D focam duas imagens, uma sobre a outra — emissões verticais e horizontais.

Você já notou que quando assiste a uma sessão de cinema 3D sem os óculos a imagem fica embaçada?

Parece que duas imagens são transmitidas ao mesmo tempo, porém com uma leve diferença que provoca essa tela meio que desfocada.

Na verdade, cada lente do óculos 3D passivo absorve uma dessas duas imagens, dando o efeito tridimensional, como se as coisas estivessem bem próximas a você.

A vantagem desses óculos é o preço: eles são mais baratos que os outros modelos, pois são mais simples. No entanto, a qualidade de imagem filtrada por eles não é tão boa quanto a da que resulta da tecnologia dos óculos ativos.

Óculos ativos

A maioria dos óculos 3D ativos contam com um sensor infravermelho ou bluetooth que possibilita que eles se conectem ao aparelho de TV. As lentes desse modelo possuem lentes com filtros distintos, que captam imagens, como acontece com os óculos 3D passivos.

A diferença, no entanto, é que cada uma das imagens aparece sozinha na TV. Por esse motivo, a lente do óculos que não corresponde à imagem torna-se escura, enquanto a outra emite a imagem que está no aparelho de televisão.

Contudo, isso ocorre de forma tão rápida que se torna imperceptível. Por conta disso, a tecnologia dos óculos 3D ativos possibilita ao usuário uma excelente experiência, criando imagens fantásticas com o efeito tridimensional.

Posso utilizar quaisquer óculos 3D na minha televisão com essa tecnologia?

Não! O usuário deve ficar atento ao fato de que essas duas tecnologias — ativa e passiva — não são compatíveis. Para utilizá-las, você deve, primeiramente, saber se o modelo de sua TV é compatível com cada uma delas.

A marca Samsung é um bom exemplo disso. Ela utiliza a tecnologia bluetooth e os demais raios infravermelhos em determinados modelos. Por isso, a compatibilidade de uso desse acessório depende da tecnologia utilizada no seu aparelho de TV.

Qual a distância correta para o uso dos óculos 3D?

Existe uma distância correta para usar os óculos 3D de forma que a experiência do usuário seja a melhor possível. O distanciamento ideal para assistir TV com esse dispositivo é três vezes — ou mais — a altura da tela do aparelho.

Recomenda-se também que a pessoa se sente com os olhos no mesmo nível da tela para ter uma melhor experiência.

Como avaliar os óculos de realidade virtual?

Existem alguns itens que são relevantes na hora de escolher um modelo de óculos de realidade virtual. Confira, a seguir, quais são eles:

  • ângulo de visão: quanto maior a visão periférica (visão lateral), melhor será a amplitude de visão por meio do óculos virtual. Os mais conceituados contam com uma amplitude de imagem de mais de 90°.
  • sensação de imersão: o ângulo de visão ajuda a ter uma melhor experiência virtual. Contudo, a qualidade e o tipo da lente também interferem no resultado — existem características importantes, como material, tamanho, distorções e a distância com que ele se posiciona em relação aos olhos;
  • conforto: os óculos devem ser confortáveis. Por isso, é necessário que se encaixem a cada tipo de formato de rosto. É importante escolher com calma, para que a atenção esteja unicamente focada ao conteúdo imersivo;
  • usabilidade: essa característica é algo que deve ser priorizado. A praticidade é um ponto essencial para que o uso do óculos seja mais frequente.

Gostou deste post? Esperamos ter conseguido esclarecer todas as suas dúvidas sobre como funciona os óculos 3D e sobre de que forma você deve escolher o melhor tipo para sua televisão. Experimente, então, essa tecnologia — certamente ela tornará sua experiência nas sessões de TV bem mais interessante!

Agora que você já conhece os tipos de óculos 3D e sabe avaliar a compatibilidade de sua TV, já pode entrar na nossa loja virtual e ver quais opções oferecemos aos nossos clientes.