Manter as ferramentas organizadas é primordial para que estejam sempre a mão nos momentos que houver necessidade. Afinal, frequentemente precisamos fazer algum conserto, não é mesmo?

Mas então, como guardar ferramentas de forma que fiquem bem organizadas? A forma que você as organiza depende de sua preferência. O importante, porém, é mantê-las em ordem. Continue a leitura e confira algumas dicas de organização!

Escolha onde colocar as ferramentas

É possível guardá-las em caixas, que são as mais conhecidas e utilizadas porque contam com divisórias que separam os itens por categorias, além da facilidade para serem transportadas.

As mochilas, por sua vez, são também bastante utilizadas, por poderem ser transportadas em carro ou mesmo quando estamos a pé. Já na parede, elas ficam à vista, podem ser organizadas em painéis e servem para compor uma oficina mais organizada.

Separe as ferramentas por categorias

A primeira medida de como guardar ferramentas e deixá-las em ordem é as reunir, juntamente aos acessórios afins e as espalhá-los em um local amplo, onde tudo possa ser visualizado. Após isso, separe todos os itens por categoria, como alicatesjogos de chaves, parafusos, trenas, parafusadeira, furadeira, martelos e tudo mais que se encaixe em cada grupo específico.

Você pode agrupar as ferramentas por tipo em potes de plástico e adesivá-los para que fique mais fácil encontrá-las. Assim, será mais fácil separá-las e acondicioná-las no local de sua preferência, seja em uma caixa de ferramentas, em uma mochila ou em painéis na parede. Dessa forma, sempre que precisar, saberá onde encontrá-las.

Descarte itens enferrujados ou que não tenham mais utilidade

As ferramentas se desgastam com o tempo e, de vez em quando, devem ser substituídas. Sendo assim, separe as que não têm mais serventia e as descarte. Dessa forma, sobrará espaço para outras, mais novas e atualizadas.

Escolha um local específico para guardá-las

A melhor dica para manter suas ferramentas em ordem e sempre tê-las à mão quando necessário é ter um lugar específico para acondicioná-las. Reserve um local para guardá-las e, assim, sempre que precisar, saberá onde encontrá-las. Confira alguns locais mais comuns para acomodar esses itens:

  • caixas organizadoras: você pode guardar suas ferramentas e afins as organizando por categoria em compartimentos separados. Os pregos e parafusos podem ser colocados em potes, por exemplo;
  • painéis na parede: essa dica é para quem tem um espaço específico em casa, como uma garagem, onde haja um cantinho para organizar as ferramentas. Existem painéis que podem ser fixados na parede, onde tudo fica à vista;
  • mochila e bolsa: essa opção é mais indicada para quem necessita transportar suas ferramentas ou para quem gosta de tê-las no carro para resolver algum contratempo.

Utilize na parede a praticidade dos painéis perfurados

Apesar de existirem outros meios de guardar ferramentas, como citamos neste artigo, os painéis perfurados são os queridinhos da organização. Afinal, tudo fica à vista e muito fácil de ser encontrado.

O painel pode se de aço ou madeira. São peças feitas com furos para se colocar cavilhas ou ganchos e, quando afixadas na parede, se tornam perfeitas para guardar as ferramentas de forma bem organizada.

Eles podem ser de tamanhos variados, de acordo com a necessidade e quantidade de itens. As formas de como guardar ferramentas são muitas. Tudo vai depender de sua criatividade, principalmente se você optar pelo painel, já que essa opção oferece muitas possibilidades, além de facilitar a visualização de cada peça.

Gostou deste post? O que acha, então, de continuar conosco e ler também outro artigo muito interessante sobre uma ferramenta muito útil e que não pode faltar em uma casa. Aprenda como escolher a melhor parafusadeira!