O tamanho da TV é a primeira coisa a se pensar na hora de adquirir um televisor. Sendo assim, é preciso considerar as dimensões do local onde você pretende instalá-la, visto que se ela for muito grande e o espaço entre o aparelho e o usuário for pequeno causará um certo desconforto visual.

Nesse caso, certamente, ela perderá um pouco da nitidez. Outro fator relevante nesse sentido é em relação ao pescoço — você terá que virá-lo de um lado para o outro o tempo todo — principalmente se o filme ou a série que você estiver assistindo for de ação. Isso pode causar até problemas articulares.

Neste post, você saberá como escolher o tamanho ideal para cada ambiente de sua casa. Vamos apresentar boas dicas em relação ao espaço ideal que a TV deve ter em relação a quem está assistindo! Continue com a leitura e confira!

Você sabe o que são pixels e polegadas?

Pixels são aqueles pequenos quadrados em uma imagem que é possível detectarmos em uma tela digital. Na verdade, o número de pixels determina a sua qualidade. Quanto mais pixels a TV tiver, melhor será a definição e nitidez da imagem.

Já as polegadas, são geralmente atribuídas ao tamanho de uma TV. A medida é feita diagonalmente. Para saber o tamanho de seu aparelho, você deve medir a tela de forma diagonal em centímetros e dividir o resultado por 2,54. Assim, é possível ter o tamanho exato em polegadas de sua TV.

A expressão “pixels por polegadas” diz respeito à densidade de pixels em uma polegada, ou seja — quanto mais pixels tiver em uma polegada, melhor definição terá a imagem.

Como avaliar e calcular o tamanho da TV ideal para a sua sala?

Atualmente, comprar uma TV e acertar no tamanho para o ambiente que você deseja instalá-la é quase um desafio — visto que existem inúmeros tamanhos de televisores disponíveis no mercado. Confira, a seguir, o que avaliar!

Saiba os tamanhos disponíveis no mercado

É possível encontrar televisores com variados tamanhos e todos eles seguem o padrão de medida de polegadas. Abaixo relacionamos as dimensões mais encontradas de TVs no mercado:

26″, 30″, 32″, 34″, 42″, 47″, 48″, 50″, 55″, 58″, 60″ e 65″.

Considere a distância do sofá até a parede

Saiba que a experiência ao assistir TV deve ser a melhor possível. Confira os parâmetros a serem seguidos

Tamanho da tela da TV        Distância mínima       Distância máxima

26”                                        1,0 metro                    2,0 metros

32″                                        1,2 metro                    2,4 metros

37″                                        1,4 metro                    2,8 metros

40″                                        1,5 metro                    3,0 metros

42”                                        1,6 metro                    3,2 metros

46″                                        1,75 metro                  3,5 metros

50″                                       1,90 metro                   3,8 metros

52”                                       2,0 metros                   4,0 metros

55″                                       2,1 metros                   4,2 metros

60″                                       2,2 metros                   4,6 metros

As TVs com 40-46” são as mais indicadas para salas e até para quartos grandes que tenham um espaço considerável para circulação.

No caso das TVs Ultra HD, a resolução é tão boa que dificilmente haverá a percepção de qualquer falha na imagem. Se a TV escolhida for 4K, não se preocupe muito com a distância em relação à qualidade da imagem, ela será sempre perfeita.

Aprenda a fazer o cálculo considerando a resolução da tela (pixels)

Para começar, faça o cálculo entre a distância da TV e o sofá, após isso, utilize uma das fórmulas relacionadas abaixo para saber o tamanho da TV ideal. Diferentemente da que citamos acima, essa é baseada na resolução da tela. Confira!

Resolução Padrão (480p) – Distância da TV (em metros) x 12 = tamanho ideal.

Resolução HD (720p) – Distância da TV (em metros) x 18 = tamanho ideal.

Resolução Full HD (1080p) – Distância da TV (em metros) x 21 = tamanho ideal.

Como você pôde conferir, existe uma distância que fica mais confortável para o espectador assistir sua televisão de acordo com o tamanho da TV e o espaço disponível. Uma escolha errada pode interferir muito no seu conforto e satisfação com o seu televisor!

O que você achou de nossas dicas de como escolher o tamanho da TV? Boas sugestões, não é mesmo? Então, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros artigos igualmente interessantes!