Quem tem um carro sabe que não é fácil cuidar de todos os detalhes, inclusive monitorar os gastos que ele traz.

Mas a startup Going2 de Sorocaba, em associação com a Multilaser, criou um dispositivo que conecta seu veículo ao seu Smartphone e que promete mudar esse cenário.


A Going2 é formada por um time de engenheiros que desenvolveram um aplicativo chamado Carrorama que, segundo os criadores, é capaz de substituir os caros scanners automotivos utilizados para gerar diagnósticos de automóveis.

Ganhando prêmios como o destaque de aplicativo do ano na Google Play, o Carrorama é capaz de fornecer informações como mau desempenho, temperatura do motor, fração de mistura etanol/gasolina, nível do tanque de combustível, temperatura da água, tensão da bateria, entre outras diversas informações.

Para quem vai comprar um carro, é possível até visualizar informações como o número do chassi e a quilometragem total.

Scanner Automotivo OBDII colorsom Oferta

Para receber as notificações no smartphone, é necessário um dispositivo produzido e comercializado pela Multilaser, que é conectado ao automóvel através da porta OBD II.

Esta conexão é uma tecnologia nova e está presente apenas em carros fabricados a partir de 2010, portanto, se seu carro foi fabricado antes deste ano ele não possui a entrada compatível.

O dispositivo lê as informações na central do carro e as envia via Bluetooth para o smartphone, onde o usuário é informado através das notificações ou abrindo o aplicativo.

Veja algumas informações mais detalhadas sobre o que é mostrado no Carrorama:

1) Relatórios separados por período com os gastos relacionados aos abastecimentos, despesas e manutenções. Também gerados relatórios sobre o desempenho do carro usando os abastecimentos e quilometragem rodada como base. Tudo isso pode ser visualizado através de gráficos das categorias, ajudando no controle dos gastos.
2) Emite alertas sobre pagamento de parcelas de financiamento, seguro e impostos e vencimento da carteira de motorista a partir de entradas do usuário.
3) Informações sobre consumo de combustível do veículo bem como um histórico dos preços dos postos nas últimas semanas.
4) Controla informações sobre manutenção como trocas de óleo, filtros, alinhamento, balanceamento, rodízio de pneus e também itens de segurança como extintor, freios, dentre outros. Tudo isso fica armazenado para futuras consultas.

 
Apesar de ser uma excelente fonte de informação, o Carrorama não substitui um mecânico profissional, como afirma Naian Alvez, um dos fundadores da Going2.

O aplicativo apenas indica onde a falha se encontra, mas por vezes é necessária a intervenção de um profissional qualificado.

Dê uma olhada no vídeo produzido pelo pessoal da Carrorama:

   

O Carrorama é uma mão na roda pra quem precisa de uma ajuda no controle de gastos do seu veículo, além de ser uma incrível fonte de informação rápida e confiável sobre o panorama do seu veículo.

Mas e você, curtiu a ideia de controlar todas as informações dos seu carro através do seu Smartphone? Se quiser logo garantir o seu, acesse aqui!