Você sabe como colocar cortina nos cômodos da sua casa? Pois saiba que, instalando esse item de decoração, o lar ganha muito nos quesitos de conforto e charme, além de ser extremamente elegante!

É possível adquirir um visual romântico ou despojado, que deve considerar o estilo e a personalidade que você deseja transmitir a quem visita a sua residência. Dependendo da arquitetura das janelas, o resultado fica ainda mais interessante, fazendo com que o ambiente se torne mais bonito e organizado.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e confira o nosso passo a passo para aprender como colocar cortina. Acompanhe!

Afinal, como colocar cortina?

Para realizar a instalação das cortinas, primeiro é preciso medir o tamanho exato das janelas. Feito isso, determine em que altura ficará o suporte para o varão. Isso vai depender, entretanto, do tamanho escolhido para o comprimento da peça. Para isso, serão necessários uma trena e um lápis para fazer a marcação exata dos pontos a serem perfurados na parede.

Assim, é necessário contar com alguns acessórios e ferramentas, como furadeira, brocas, um nível de madeira com medição horizontal e lateral, além de uma escada para medir o local certo para receber a perfuração.

Preste muita atenção, principalmente, no tamanho do bastão que suportará a cortina, pois ele deve ter um espaço de sobra de, no mínimo, 5 centímetros a mais do que a janela. Dessa forma, o varão mais largo proporciona mais entrada de luz no recinto e, visualmente, é muito mais atraente do que contar com um item apertado.

Para manter um aspecto ainda mais sofisticado, utilize um ferro ou vaporizador sob a peça para que ela não apresente dobras ou rugas, deixando-a sempre esticada. Cortinas enrugadas atrapalham a decoração e tornam a estética do ambiente desleixada.

Confira, a seguir, um passo a passo para que você aprenda como colocar cortina corretamente.

Passo a passo

  1. faça a medição da janela com a trena e marque os pontos com o lápis, sempre contando com o auxílio de uma escada segura e estável para não correr o risco de cair;
  2. separe as brocas e instale-as na furadeira. Lembre-se de colocá-las em um local de fácil acesso, que pode ser a quina da janela. Logo após, mantenha o equipamento sempre reto para evitar que as buchas fiquem tortas na parede;
  3. faça a perfuração e aperte bem todos os parafusos dos suportes dos dois lados da janela;
  4. após instalar os ganchos, basta montar a cortina no varão e encaixá-la de acordo com as instruções do fabricante do material.

Agora que você já aprendeu como colocar cortina, certamente a tarefa será muito mais simples, não é mesmo? Para escolher a peça ideal para a sua casa, determine qual é o estilo que deseja transmitir para cada cômodo. Com as nossas dicas, será muito mais simples aproveitar todo o potencial que o item de decoração pode oferecer, tornando o seu lar ainda mais aconchegante.

Gostou do artigo? Então, siga a Colorsom nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos! Estamos no FacebookInstagramTwitterYouTube e LinkedIn. Até a próxima!