Hoje, todos possuem um aparelho eletrônico que é carregado por uma entrada USB e com essa tendência, a procura por casas com tomadas está crescendo cada vez mais!

Se você também está precisando instalar entradas USB’s nas tomadas da sua residência, continue a leitura!

Materiais 

Para começar a instalação da tomada com entradas USB’s, você precisará dos seguentes materiais:

  • 1 Tomada com entradas USB’s
  • Chave Phillips ou Fenda
  • Fios de cobre (Com cores correspondentes as normas)

*Antes de começar a instalação da tomada desligue a chave geral do cômodo, para evitar acidentes com choques elétricos.

Como instalar a tomada?

Primeiramente escolha a tomada que deseja adicionar a entrada USB, com a energia desligada no local, remova o espelho ( responsável pelo acabamento da tomada) para expor os parafusos, com a chave de fenda ou  Philips remova os parafusos, que prendem a tomada na parede.

No padrão brasileiro de tomadas temos três fios, um terra, neutro e fase.

Se for preciso, tire uma foto da fiação, para não errar no momento de reconecta-lós.

Se a sua tomada foi instalada de acordo com as normas, você encontrará um fio neutro (geralmente de cor azul claro), terra (verde ou verde com amarelo) e um fase (vermelho, branco, amarelo, marrom e preto).

Desconecte os fios da tomada com a chave Philips ou fenda e pegue a tomada com entrada USB. Para ligar as USB’s da tomada, você precisará fazer uma ponte com os fios.

As USB’s não possuem aterramento, ou seja, ela utiliza apenas os terminais, o fase e neutro. Para fazer a ponte dos fios, pegue os cabos que você possui separadamente e os ligue no mesmo terminal juntamente com os cabos que saem da parede, para que seja feita a alimentação das tomadas e as USB’s, como o na figura abaixo.

Quais as vantagens da tomada com USB?

A primeira vantagem da USB na tomada é uma carga muito mais eficiente e rápida, que o carregador do fabricante, já que a mesma trabalha com uma amperagem maior.

As tomas com USB’s em sua grande maioria possuem duas entradas, deixando dois celulares carregando ao mesmo tempo.

Como fazer uma tomada USB?

Infelizmente se você está procurando um método para modificar a sua tomada e adicionar uma entrada USB, você não encontra-rá neste blog.

Fazer qualquer tipo de alterações na rede elétrica de sua residência, podem colocar em risco o funcionamento da mesma, estragar o equipamento e nos piores os casos podem causar até incêndios. 

No mercado de hoje existem diversos modelos de tomadas com portas USB, por isso certamente você achará algo que cabe no seu orçamento, ainda mais se você pretende alugar a sua residência! Casas com tomadas USB são mais valorizadas no mercado!

Gostou do post? Aprendeu corretamente como instalar tomadas com portas USB’s em sua casa?  Não é uma tarefa tão complicada e com os cuidados necessários qualquer um é capaz de trocar as tomadas de casa!

Aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!