Você sabe como economizar energia elétrica em sua casa? Para que o consumo de energia seja utilizado de forma que não ocorram desperdícios, alguns detalhes podem fazer muita diferença no valor de sua conta de luz. Primeiramente, deve haver uma conscientização de toda a família e, assim, a economia ocorrer de maneira responsável.

Talvez alguns maus hábitos sejam, em muitos casos, os maiores vilões das contas irem às alturas. Deixar a luz acesa em ambientes que não estão em uso, manter aparelhos ligados, como ventiladores e ar-condicionado, principalmente no verão, sem que alguém esteja no ambiente e a qualquer hora do dia.

Esses são exemplos do que pode trazer grandes gastos com a energia elétrica. Neste post, vamos dar algumas dicas de como fazer uma boa economia na conta de luz. Continue a leitura e confira!

Como economizar energia elétrica em casa?

Algumas ações podem contribuir para diminuir o consumo de energia, como escolher cores claras para pintar os ambientes, pois se tornam naturalmente mais iluminados; e, em muitos casos, evitam que se acenda a luz a toda hora. Optar por janelas maiores que favoreçam a entrada da iluminação natural é outra boa medida.

Confira, a seguir, as formas de economizar energia elétrica!

1. Escolha as lâmpadas econômicas

A escolha das lâmpadas de led ajuda enormemente na diminuição do consumo. São itens mais caros, mas que tem uma durabilidade muito grande. Outra opção mais barata, mas menos econômica, são as fluorescentes. E jamais opte pelas incandescentes; estas consomem muita energia elétrica.

Mas a dica que contribuirá ainda mais com a economia é apagá-las quando não houver necessidade, ou seja, crie o hábito de ao sair do local apagar as luzes do ambiente.

2. Reduza o uso das máquinas de lavar e secar roupas

O hábito de utilizar a máquina de lavar roupas todos os dias reflete na sua conta de luz. A nossa dica é escolher alguns dias da semana e lavar o máximo de roupa de que a máquina é capaz. Assim, você reduzirá os números de lavagens e o gasto com energia.

Outra boa dica é evitar ao máximo o uso de secadora de roupa. Procure lavar roupas em dias ensolarados e as seque naturalmente, livrando-se desse gasto.

3. Ajuste o termostato de sua geladeira

A primeira medida para reduzir o consumo de energia ao usar a geladeira é controlar sua temperatura. Procure ajustar seu termostato, deixando-o na posição inverno. Evite posicionar sua geladeira próxima ao fogão, pois ele interfere no seu funcionamento.

Não forre as prateleiras com paninhos e plásticos; isso impede que o ar frio circule no eletrodoméstico, aumentando, e muito, seu consumo. Outra dica é nunca secar nada atrás da geladeira, pois força seu motor a trabalhar muito mais.

Por último, observe bem as suas borrachas de vedação; pode estar na hora de trocá-las. Essa medida também contribui com a economia.

4. Mantenha a TV ligada apenas se estiver assistindo

Se sua televisão tiver um timer, ótimo! Você pode programar o seu desligamento. Não deixe os aparelhos em stand by; o correto é desligá-los completamente da tomada. Essa função pode comprometer seu consumo em até 18Wh de potência.

5. Tome banhos rápidos se o chuveiro for elétrico

Um dos maiores vilões do consumo de energia é o chuveiro elétrico. Por isso, tome banhos rápidos; evite ultrapassar os 15 minutos. Outra questão a ser verificada é a instalação dele. Se não for adequadamente instalado, pode gerar um consumo muito grande de energia, além de ser um fator de risco para acidentes.

O melhor é sempre deixá-lo na posição verão e, se possível, desligá-lo e tomar um gostoso banho frio.

6. Tenha cautela com o ferro de passar roupa

ferro de passar roupa é também conhecido como um dos vilões responsáveis por contas altas de luz. Para economizar, evite ligá-lo todo dia. Escolha um dia da semana para passar somente as roupas que realmente necessitam serem passadas. Hoje em dia muitas roupas são feitas com tecidos especiais que saem do varal e podem ser usadas.

Uma boa sugestão para diminuir o consumo é aproveitar a temperatura alta do ferro no final e desligá-lo, aproveitando para passar aquelas roupas que não necessitam de muito calor para ficarem lisas.

7. Utilize o ar-condicionado apenas quando houver necessidade

Algumas pessoas se acostumaram, mesmo em dias não tão quentes, a ligarem o ar-condicionado. O ambiente pode ser refrescado com ventiladores que exigem bem menos energia. Outro hábito comum sair do ambiente e manter o aparelho ligado; isso é um grande desperdício. E não se esqueça: quando usá-lo feche todas as aberturas que possam haver no espaço.

Outras dicas são: evitar ligá-lo com o sol incidindo no ambiente; proteger sua parte externa dos raios solares; e não se esquecer de limpar o filtro periodicamente. São medidas que certamente diminuirão o consumo de eletricidade.

8. Utilize os recursos de economia do PC

Existem recursos ao utilizar o computador que podem reduzir seu consumo. O computador pode, quando não está sendo utilizado em dado momento, ficar em estado de espera. Coloque-o para hibernar ou suspender; essas duas alternativas desligam parcialmente o PC e o monitor.

9. Mantenha os aparelhos sempre em bom estado

Aparelhos elétricos e eletrodomésticos desgastados contribuem para um gasto maior de energia. Aparelhos que estão em uso há bastante tempo requerem uma manutenção. É o caso da geladeira, verificando se sua borracha de vedação está em bom estado. A troca dos filtros de ar-condicionado e a manutenção frequente do aparelho podem promover uma redução no consumo de energia.

O Brasil, que é um país onde o sol brilha praticamente o ano todo, poderia dar mais atenção às novas tecnologias e investir mais em fontes renováveis, como a captação da energia solar e a eólica, não é mesmo?

A Austrália, assim como o nosso país, também possui grande abundância de luz solar, rios e ventos. Eles aproveitam e utilizam a energia advinda dessas fontes para abastecer uma boa parte das residências australianas.

A previsão é que a cada ano utilizem ainda mais essas fontes renováveis. Quem sabe em breve, com políticas nesse sentido, teremos também o uso dessas riquezas em nosso país!

Neste artigo você pôde conferir como economizar energia com medidas simples e práticas. Na verdade, essa é uma questão de conscientização das pessoas, que deve começar desde cedo, não é mesmo? Coloque essas dicas em prática e verá que no fim do mês sua conta virá bem mais baixa!

Você gostou de nossas sugestões de como economizar energia elétrica? Leia, também, o artigo “TV com defeito: consertar ou comprar uma nova? ”.