A tecnologia dá sua contribuição em qualquer setor da sociedade. E nos afazeres domésticos não é diferente, não é mesmo? Os avanços no setor servem para tornar nossas tarefas diárias mais simples e rápidas.

E falando em tecnologia e praticidade, um componente que não pode faltar na limpeza da casa é o aspirador de pó, sobre o qual vamos falar hoje neste artigo.

Apesar de alguns não perceberem o devido valor desse aparelho, ele contribui com a retirada de sujeira e, principalmente, do pó acumulado em nossas casas. Seja em estofados, no chão ou em outros locais da residência, utilizar o aspirador de pó é fundamental para garantir a limpeza eficiente.

Você vai conhecer agora os benefícios de ter esse eletrodoméstico e os tipos do produto disponíveis no mercado. Existem modelos mais robustos e outros mais simples, que nem fio têm. Sendo assim, há aparelhos para todas as necessidades.

Continue a leitura e saiba o que priorizar na hora de escolher um aspirador de pó para a sua casa. Acompanhe!

Quais os benefícios do aspirador de pó?

Para quem tem dúvidas sobre as vantagens de ter um aspirador de pó à disposição, vamos elencar alguns benefícios de tê-lo em casa. Confira!

Garante um trabalho mais rápido

Além de realizar uma limpeza mais profunda, retirando toda e qualquer sujeira, o aspirador de pó garante mais rapidez ao limpar a casa. Quem passa muito tempo varrendo e retirando o pó de estofamentos, entre outras superfícies, sabe o valor desse aparelho. Ele reduz muito o tempo que você gasta e o esforço que você faz com esse tipo de trabalho.

Evita alergias

Esse benefício do aspirador de pó é muito importante, visto que pessoas alérgicas não podem permanecer em ambientes empoeirados. A simples utilização da vassoura para varrer já levanta poeira e pode provocar crises.

Pessoas que se expõem com frequência à poeira podem desenvolver a rinite, entre outras doenças alérgicas. Além disso, o uso do aspirador evita o contato direto com a sujidade recolhida, já que existe um reservatório onde ela se acumula.

Possibilita a ergonomia

A utilização de aspirador de pó na limpeza da casa contribui com a manutenção da saúde, assegurando a execução de tarefas que sem ele são mais incômodas de fazer. A isso chamamos de ergonomia, ou seja, a criação de condições favoráveis de trabalho por meio da otimização de alguma tarefa a partir do uso de alguma tecnologia.

Contribui com a manutenção de estofados e tapetes

Ao aspirar com frequência seus sofás e tapetes, você contribui com a manutenção deles, já que livrará as fibras desses itens de poeiras e ácaros que acabam danificando as superfícies e diminuindo, dessa forma, a vida útil desses objetos.

Quais os tipos de aspirador de pó que existem no mercado?

Existem muitos modelos de aspirador de pó no mercado. Para não errar na compra, tenha em mente para quais situações ele será utilizado: no estofamento, em grandes espaços, para aspirar pelos de animais, entre outras. Para cada utilidade existe um modelo mais indicado. Confira alguns deles!

Aspirador de mão ou portátil

Modelo compacto, indicado para locais pequenos. É um aparelho leve e fácil de manusear e limpar. Trata-se de um modelo geralmente utilizado para a limpeza de estofados e automóveis. É também muito útil para quem tem animais em casa, para evitar o acúmulo de pelos.

Aspirador tradicional

Sabe aqueles aparelhos mais antigos que ficam apoiados no chão e têm rodinhas para facilitar o deslocamento pela casa? Esses aspiradores ainda são fabricados. No entanto, eles podem ter tamanhos variados atualmente. Vale lembrar que quanto maior for o aspirador, maior capacidade ele terá de armazenar sujeira.

Aspiradores pequenos têm compartimentos de poeira menores, o que obriga o usuário a esvaziá-los muitas vezes.

Aspirador vertical

É um modelo muito prático e assemelha-se a uma vassoura. Além disso, conta com rodinhas para facilitar o uso, promovendo uma limpeza tranquila sem exigir muito esforço físico de quem o utiliza. Alguns modelos têm a praticidade de desengatar o cabo, transformado-se em um aspirador de mão.

Aspirador robô

Esse modelo está há pouco tempo no mercado. Seu formato é redondo e funciona automaticamente de forma programada para aspirar o ambiente. Tem rodinhas embutidas que contribuem para que o aparelho deslize pelo espaço.

Ofertas!

Aspirador com filtro Hepa

Indicado para o uso em residência na qual existam pessoas alérgicas. O modelo dispõe de um filtro especial chamado Hepa (High Efficiency Particulate Air), que aspira ácaros, fungos e bactérias.

Aspirador de pó e água

Esse tipo de aspirador de pó tem dupla função: absorve líquido e poeira. Dessa forma, assegura a limpeza completa das superfícies da casa. O recipiente onde a sujeira é armazenada deve ser esvaziado e limpo após o uso.

Aspirador de pó sem fio

Trata-se de um aspirador portátil no estilo vertical que é recarregado e funciona sem fio. O modelo facilita a tarefa doméstica, mas não tem o mesmo poder de sucção que o daqueles modelos maiores — que são bem mais potentes. É muito utilizado em algumas situações, como para aspirar o carro, a mesa após as refeições, o sofá e outras pequenas superfícies.

O que deve ser avaliado na hora da escolha?

Alguns fatores devem ser observados na hora de adquirir o aspirador perfeito. Confira alguns aspectos importantes que fazem a diferença!

Potência

A potência tem a ver com a capacidade de sucção do produto. Se você utiliza o aspirador constantemente, o ideal é que ele tenha uma potência considerável para que seu trabalho flua mais rapidamente.

No entanto, se você utiliza o objeto esporadicamente, um modelo com uma menor potência é o mais indicado.

Vale lembrar que se o barulho do aspirador incomoda você, é bom investir em um modelo com potência menor, já que o ruído do aparelho tem relação direta com a potência.

Tamanho do fio

cabo de energia é um fator importante quando as áreas a serem aspiradas são grandes. Nesse caso, o ideal é que os aparelhos tenham no mínimo três metros de comprimento, para, principalmente, evitar o uso de extensão.

Tipos de filtro

Os filtros HEPA, como já citamos acima, são os ideais, uma vez que foram projetados para reter ácaros, fungos e poeiras — são ótimos para pessoas alérgicas, bem como para quem tem gato ou cachorro.

Existem também as opções de filtros descartáveis e filtro com carvão, o qual tem por finalidade diminuir os odores. É ideal para quem tem animal de estimação.

Armazenamento

Se você deseja um aspirador que consiga armazenar uma grande quantidade de poeira, opte por aquele que tem um recipiente de tamanho considerável, para que você não fique a todo instante esvaziando o objeto. Além disso, quando existe muita poeira retida no aspirador, ele consome mais energia.

Como você pôde conferir neste post, adquirir um aspirador de pó requer algumas ponderações para que você acerte na escolha. Ao comprar o seu, confira as melhores marcas em lojas online confiáveis, nas quais é possível encontrar variedade e produtos de qualidade.

E aí, gostou deste post? Achou nossas dicas interessantes? Que tal, então, ver o que temos a oferecer a você? Confira em nosso site!