Você sabe como escolher uma TV para as suas reais necessidades? É fato que, diante de tantas opções disponíveis no mercado, haja dúvidas a esse respeito, não é mesmo?

As TVs mais modernas cheias de tecnologia e funcionalidades chamam atenção do usuário. São aparelhos cada vez mais poderosos com tamanhos diferentes, diversas qualidades de imagem e acesso à internet que, indiscutivelmente, atraem os consumidores.

Mas será que todas essas aplicabilidades são realmente necessárias? Diante disso, vamos esclarecer alguns fatores que você deve considerar antes de escolher a televisão mais adequada para o seu caso. Continue a leitura e confira!

Tamanho: será que você tem o espaço ideal?

A primeira coisa a fazer é escolher o tamanho do aparelho. Na maioria das vezes, as polegadas que você deseja não são adequadas para o espaço onde a TV será colocada. Tendo em vista que quanto maior o aparelho, mais elevado será seu custo, é possível fazer uma boa economia ao adquirir um de menor tamanho.

Outro fator que deve ser avaliado é em relação à imagem. Dependendo do tipo de TV, quando a distância entre o aparelho e o expectador é muito pequena, podem ocorrer distorções — o que tornará sua experiência negativa. Abaixo você confere uma tabela com a distância recomendada!

Tamanho da TV Espaço
32 polegadas 1,5 – 2,25 metros
40 a 43 polegadas 2,4 – 3,5 metros
46 a 49 polegadas 2,5 – 4,0 metros
50 a 51 polegadas 3 – 5 metros
Acima de 51 polegadas maior que 3 metros

Funcionalidades: você usará todas?

Ao comprar sua televisão, você deve considerar as funcionalidades que você vai usar. Se você não é um fã de seriados e não acessa serviços de streaming, como a Netflix, Globo Play ou YouTube, por exemplo, não necessitará de uma Smart TV. Não valerá à pena investir em um modelo com essa tecnologia.

Já se seu caso é apenas assistir canais abertos e a cabo, uma TV comum é, certamente, a mais indicada. No entanto, há como transformar TVs comuns em Smart por meio de um laptop conectado à TV.

Outra forma de transformar seu televisor em Smart é com o Chromescast, um dispositivo criado pelo Google que pode ser instalado na TV por intermédio de um cabo HDMI.  Na verdade, ele espelha imagens de um smartphone para o televisor comum  e o usuário pode acessar diversos aplicativos.

Resolução: como escolher uma TV com imagem impecável?

Sabemos que a cada ano surgem novas tecnologias em relação à imagem da TV para tornar a experiência do usuário ainda melhor. No entanto, é possível ter excelentes imagens com televisores Full HD — isso vai depender do grau de exigência de cada consumidor.

Mas, se o seu caso é buscar modelos com imagens de última geração, o aconselhável são os modelos 4K, Ultra HD, OLED e QLED que contam com resoluções superiores quando comparados aos demais modelos. Contudo, seus preços são mais elevados.

Entradas: quantas você vai precisar?

Ao escolher sua TV, é essencial que você verifique o número de entradas HDMI, visto que atualmente utilizamos TV para plugar muitos equipamentos, como laptop, videogames, Blu-Ray e outros. Ter algumas entradas USBs também é bem útil para alguns usuários. Não se esqueça de se informar sobre esse detalhe antes da aquisição.

Como você pode conferir, saber como escolher uma TV depende de detalhes muito importantes. Considerar o espaço, as funcionalidades e a tecnologia da imagem podem ajudar na escolha da TV ideal. Afinal, se existem variações significativas de preço, nada melhor do que fazer o uso adequado desse aparelho.

Gostou deste post? Então confira agora o passo a passo de como instalar internet na TV. Mas saiba que temos muito mais, pois estamos sempre produzindo conteúdo interessante para nossos leitores e clientes!