Atualmente, existem diversas possibilidades de estarmos conectados à rede, seja pelo celular, notebook, computador ou tablet. Uma das facilidades que também temos ao nosso alcance é a conexão por meio de um aparelho de televisão. E você, quer saber como instalar internet na TV?

No mercado, existem modelos de televisores modernos — as Smart TVs, que possibilitam um acesso mais simples, bastando apenas uma rede Wi-Fi para se fazer a conexão. Mas saiba que é possível se conectar, mesmo que você não tenha um aparelho com essa tecnologia.

Neste post, vamos falar sobre como instalar internet na TV, seja ela Smart ou não, para você poder assistir aos seus filmes, programas e séries favoritos. Acompanhe!

Como instalar internet na TV sem a tecnologia Smart?

Se você quer assistir às séries, rodar algum vídeo, entre outros conteúdos e não tem uma Smart TV, não desanime, pois existem meios de adaptar sua TV comum para a navegação na internet. Confira algumas formas de se conectar tranquilamente sem a necessidade de trocar de aparelho.

  • dispositivo Chromecast: criado pelo Google, com o qual é possível transmitir o conteúdo de computadores, tablets e smartphones na televisão. Isso é possível via Wi-Fi, conectando-o à TV e ao dispositivo de transmissão, sendo que todos os aparelhos devem estar vinculados à mesma rede;
  • cabos HDMI e VGA: são as formas mais simples de conectar a internet à TV. Basta um notebook para conectá-lo por meio de um cabo HDMI e transmitir para a TV o som e a imagem. Os aparelhos mais antigos podem também se conectar, mas para isso devem usar o cabo VGA. O único incômodo é que para isso o mouse deve ser utilizado. A dica é utilizar mouse e teclado sem fio;
  • videogames: aqueles que têm tecnologia mais avançada oferecem a possibilidade de instalar determinados aplicativos, como YouTube, Netflix, entre outros. Exemplos disso são o Xbox 360 ou One e o Playstation 3 e 4. Para conexão, basta optar por um dos aplicativos.

No entanto, vale lembrar que para o funcionamento de qualquer uma das opções mencionadas acima, é fundamental haver uma banda larga com uma boa velocidade.

Como conectar sua Smart TV à internet?

Se você já tem um televisor inteligente ou pretende adquirir um, confira o passo a passo para se conectar à rede. Mas fique atento e leia o manual, pois há sempre alguma diferença entre as marcas e modelos dos aparelhos.

1. Ligue a TV e vá ao local de configuração. É a área onde são feitos alguns ajustes, como cor, brilho, formato, desligamento automático, entre outros.

2. Procure o ícone de rede e acesse.

3. Opte pela rede wi-fi a qual sua TV deve se conectar. Geralmente o sistema pede o número da senha. Caso não haja essa opção, procure no menu a denominação “configuração de rede” e siga os passos.

4. Após você ter a certeza de que houve conexão, é só escolher o aplicativo e pronto, já poderá acessar seus aplicativos preferidos.

Viu como instalar internet na TV é simples? Siga nossas dicas, mas não esqueça do manual: leia-o sempre, pois muitas dúvidas podem ser esclarecidas.

Curtiu este post? Então fique por aqui, aproveite para complementar o que aprendeu e leia agora mesmo o artigo “O que é um adaptador Wi-Fi para TV?”. Temos esse e muitos outros conteúdos úteis e interessantes!