A furadeira é uma ferramenta essencial para qualquer tipo de trabalho e não pode faltar em uma oficina caseira, por menor que ela seja. Ela é utilizada em várias situações. No entanto, ao comprar a sua, você deverá conhecer os diversos tipos de furadeira que existem no mercado — cada qual com suas funções específicas.

Convenhamos, deve ser muito frustrante investir em uma ferramenta inadequada, não é mesmo? Para que isso não ocorra com você, vamos elencar as mais comuns encontradas no mercado.

Neste post, vamos falar sobre os tipos de furadeira e suas respectivas funções. Assim, será possível que você escolha a que mais tenha a ver com os trabalhos que você costuma realizar. Acompanhe!

Qual a função da furadeira?

É óbvio que é furar superfícies. No entanto, este equipamento pode furar diferentes tipos de lugares, que vão de desde um simples aglomerado, até a dureza de um concreto. Sendo assim, existem diversos modelos e comprar o que vai se encaixar às suas necessidades é fundamental.

Na compra de uma furadeira, diversos aspectos precisam ser avaliados, principalmente o local onde será realizada a perfuração. Mas, como nem sempre você vai precisar da furadeira para furar o mesmo tipo de material, o ideal é um tipo que se ajuste a maioria deles.

Confira os modelos mais comuns e para quais situações eles são mais indicados!

Furadeiras do tipo Hobby

As furadeiras do tipo Hobby ou Super Hobby são mais utilizadas em trabalhos pequenos, geralmente domésticos — tarefas mais simples de serem executadas. Perfuram materiais mais leves, como a madeira.

Furadeiras portáteis

As furadeiras portáteis são as mais comuns e as mais usadas por pessoas leigas, são conhecidas como domésticas ou caseiras por serem mais leves e possibilitarem mais alternativas e facilidade de uso.

O modelo portátil pode ser encontrado no comércio, a bateria ou elétrico, podendo ser de 110 v ou 220 v. O tipo a bateria é bem mais prático, já que não necessita de longas extensões para se chegar ao local onde se deseja realizar o trabalho.

O inconveniente é que o usuário deve sempre se lembrar de manter o equipamento carregado, do contrário, poderá sofrer com a falta de carga. Contudo, existem modelos que vêm com uma bateria extra, para socorrer os mais esquecidos.

As furadeiras portáteis têm, na sua maioria, uma outra grande funcionalidade que é a de parafusadeira, que contribui bastante para agilizar o trabalho.

Sua utilização é feita por meio da força de avanço do operador, que pressiona a ferramenta contra a superfície que deseja perfurar. A rotação é feita pela própria máquina. Trata-se de uma furadeira que já vem pronta para sua utilização, com as peças devidamente montadas.

Furadeiras sensitivas ou de bancada

Esse tipo é utilizado para realizar pequenas perfurações. Sua principal característica é o avanço suave do madril, que requer uma certa força muscular de quem estiver operando a ferramenta.

Esse processo é feito por meio de uma alavanca controlada pelo operador. Assim, ele sente o avanço — daí o nome de sensitiva. O motor dessa furadeira tem capacidade de cerca de 0,5 CV.

Furadeiras de coluna

A furadeira de coluna se parece muito com a sensitiva, contudo, sua utilização está indicada para perfurações de maiores dimensões. Recebe esse nome devido à presença de uma coluna de união entre o cabeçote e a base. Nesse modelo, a rotação da broca é mais potente e, por isso, o avanço é mais profundo.

Apesar de suas dimensões mais avantajadas, essa ferramenta garante a utilização em materiais de variados formatos, oferecendo, dessa forma, maiores possibilidades de uso para o operador.

Furadeiras múltiplas

Existem dois tipos de furadeiras múltiplas:

  • furadeira múltipla de cabeçote único: aplica-se cabeçotes de vários mandris em tipos de furadeiras de coluna — seu objetivo é um trabalho em série, no qual requer perfurações em variados pontos;
  • furadeira múltipla de múltiplos cabeçotes: a ação na peça que está sendo perfurada ocorre por mais de um cabeçote, não havendo a necessidade de reposicionar a peça toda vez que for preciso modificar o plano de perfuração — isso agiliza o trabalho do operador, pois economiza tempo, devido à quantidade de cabeçotes.

Furadeiras radiais

A furadeira radial é indicada para o trabalho em peças de grandes calibres. É utilizada para fazer várias perfurações em uma superfície. Isso se deve porque ela conta com um cabeçote que reposiciona a broca sem que haja necessidade de mover a peça. Essa característica acelera o processo de produção, agilizando também o trabalho do operador.

Furadeiras de comando numérico

Trata-se de um modelo que funciona de forma programada, atuando com maior precisão e velocidade. Traz eficiência ao trabalho, já que conta com um sistema automático.

Furadeira para concreto industrial

Esse tipo de ferramenta conta com uma força de impacto muito maior que a dos demais modelos. Ele apresenta um mecanismo rompedor, no qual a furadeira realiza golpes de impacto, fazendo com que a peça se quebre — em geral são blocos de concreto.

Furadeira com ou sem impacto: qual a melhor?

Para quem não entende muito sobre o assunto, existem furadeiras com ou sem o sistema de impacto. Para quem nunca utilizou uma furadeira, é bom que inicie seu uso com o tipo sem impacto, que é indicado para perfurar superfícies menos resistentes, como madeira, plástico e metal.

Esse tipo de furadeira sem impacto apresenta também funções de polir e lixar as superfícies que foram trabalhadas. Contudo, esses acessórios são adquiridos separadamente.

O sistema com impacto é utilizado em trabalhos com alvenaria, que, além de girar a broca, dá também pequenos solavancos para penetrar mais rapidamente na superfície.

Alguns modelos de furadeiras contam com um botão de acionamento de impacto, que pode ser usado se houver necessidade. Dessa forma, é possível utilizá-la em vários tipos de superfícies.

Como você conferiu neste artigo, estes são os tipos de furadeira mais comuns. São utilizados para diversos fins de trabalho, seja doméstico ou industrial. É sempre bom ter em sua caixa de ferramentas uma furadeira que pode ser útil em diversas ocasiões!

Gostou deste post? Viu como existem modelos para todos os tipos de trabalho, inclusive os domésticos? Se interessou por algum deles? Visite, então, o nosso site e conheça os produtos que disponibilizamos para nossos clientes.