Mudar o ambiente de casa pode ser uma tarefa simples e muitas vezes algo necessário, uma das mudanças mais acessíveis que podemos fazer é, pintar as paredes de casa, mas você sabe como pintar uma parede corretamente?

Vamos mostrar para você 6 dicas de como pintar uma parede como um verdadeiro profissional.

1 – Prepare o ambiente

Uma das dicas mais básicas para pintar ambientes é prepara-ló, não queremos fazer muita sujeira no cômodo, antes de começar forre o piso como pedaços de revistas, jornais ou papelão. Tampe com fita e papel os rodapés da parede e as tomadas.

2 – Lixe a parede

Antes de pintar as paredes você precisa lixa-lá, mesmo que a sua parede aparente estar em boa condição, sem rachaduras ou desníveis, é sempre bom lixar a parede.

Lixando a parede você remove as imperfeições dela, para lixar uma parede deve-se usar uma lixa de granulação 220 ou 240 até atingir um acabamento desejado. Usar uma lixadeira irá auxiliar bastante no lixamento, muitas lixadeiras possuem a função de sucção de pó, reduzindo a sujeira do lixamento.

Após lixar parede passe um pano na mesma para remover quaisquer resíduos que tenham ficado na parede.

3 – Aplique massa corrida

Com a parede lixada aplique a massa corrida com uma espatula, passe a massa na parede com camadas finas, espere a parede secar e passe outra camada de massa corrida, repita esse processo até ficar satisfeito com o acabamento. Se precisar lixe novamente a superfície.

Uma observação a ser feita é que a massa corrida não pode ser diluída, no mercado encontra-se dois tipos de massa corrida a massa de acrílica que é mais indicado para paredes que se encontra-se no exterior, sendo resistente contra a água da chuva e umidade.

Para paredes no interior das casa utiliza-se a massa de PVA, ela não possui as vantagens da massa de acrílica por isso ela é encontrada mais barata!

4 – Prepare a tinta

Atualmente as tintas, possuem mais sofisticação por isso é mais fácil fazer texturas na parede, então se a sua intenção é ter uma parede lisa você precisa preparar a tinta antes de inciar a pintura.

Para preparar a tinta é tarefa simples pois os fabricantes de tintas, em suas embalagens dão instruções detalhadas de como prepara-lá. A preparação mais usada pelos fabricantes é a adição de 20% de água na primeira demão de tinta e 10% nas próximas demãos de tinta.

Um diluição mal feita na tinta trará as seguintes consequências, bolhas, marcas do pincel, falta de aderência e o descascamento.

5 – Padrão Zig-Zag

Para deixar as paredes com um acabamento profissional, é ideal passar a tinta em várias direções, passe o rolo em grandes N e W até o padrão sumir completamente na parede, com este padrão de zig e zag, evita-se as marcas dos pinceis e rolos na parede.

6 – Clima

Acredite ou não, mas o clima também influência no momento de pintar as paredes de sua casa, um clima mais úmido e frio faz com que a tinta demore mais para secar, aumentando o tempo de trabalho. Então se possível se programe para pintar em dias quente e secos.

Outra dica legal também para acelerar o processo de pintura de paredes é o uso de uma pistola de pintura, com ela você diminuirá o tempo de pintura e ainda deixará com um acabamento mais profissional, pois a pistola de pintura solta a tinta com uniformidade, deixando a demão sem imperfeições.

Gostou do post? Aprendeu como pintar uma parede corretamente? 
Siga, então, as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!