Quando se pensa em computador, na maioria das vezes, os periféricos ficam em segundo plano, não é mesmo? Os tipos de mouse e teclado, então, nem se fala — qualquer um serve. Mas saiba que não deveria ser assim. Esses acessórios têm extrema importância, independentemente do uso que você faça de seu PC: seja para jogos, seja para trabalhos de digitação, entre outros.

Bons mouses tornam seu trabalho mais produtivo e evitam que você fique trocando esse periférico a todo instante — são mais duráveis e confortáveis. Apesar de terem um valor mais elevado, sua durabilidade compensa o preço. Vale a pena investir em um mouse que preencha suas necessidades!

Neste artigo, vamos lhe apresentar algumas opções de mouse e suas principais características e você julgará o ideal para você. Acompanhe!

Como escolher o tipo de mouse?

O modelo de mouse a ser escolhido precisa ter a ver com o tipo de uso que você faz do seu PC. Confira, então, o que deve ser observado no momento da escolha!

Para pessoas que trabalham com programas gráficos do tipo Photoshop e Autocad ou para os gamers, a sugestão é que optem por mouses com resoluções maiores de 1600 DPI ou mais. Quanto mais DPI esse periférico tiver, maior velocidade de resposta ele dará ao seu comando — no entanto, o seu investimento será maior.

Contudo, se você não se encaixa nos casos citados acima, não se importe com os DPIs do mouse. Para quem utiliza o computador para consultas na internet, participação nas redes sociais ou usa softwares básicos, como o Office, um mouse mais simples de 800 DPI é suficiente para as suas necessidades.

Quais os tipos de mouse que existem no mercado?

1. Mouse óptico

Não acumular sujeira é uma das vantagens do mouse óptico, o que aumenta, dessa forma, a sua vida útil. O mecanismo óptico garante também mais precisão dos movimentos, sendo esse o seu maior benefício. Esse mouse é indicado para tarefas profissionais mais simples e até para atividades comuns do dia a dia, como se divertir com jogos que não requeiram tanto do mouse.

Outro benefício do mouse óptico é que ele dispensa o uso de pilhas, já que, quando conectado ao notebook, utiliza a energia do dispositivo por meio da entrada USB. Sua desvantagem é o uso de fio, que de vez em quando atrapalha os movimentos.

2. Mouse sem fio ou wireless

Esse tipo de mouse é muito mais prático, pois, por não ter fio, torna o ambiente mais organizado. Outra facilidade é a amplitude da movimentação — tendo em vista que o fio limita um pouco o uso do mouse. Esses modelos geralmente utilizam tecnologias de radiofrequência para que os dados sejam transmitidos para o computador. Alguns funcionam via Bluetooth.

Para sua utilização, um receptor é conectado ao computador por meio de uma das portas USB. O mouse, por sua vez, funciona com pilhas ou baterias e a tecnologia adotada é óptica, LED ou laser. No entanto, esse tipo de mouse pode sofrer interferências de outros aparelhos sem fio.

3. Minimouse

Eles são práticos e muito utilizados por quem não se adapta ao touchpad do notebook — uma vez que ocupam pouco espaço e, por isso, facilitam o transporte. Ideais para mãos pequenas, podem não ser considerados confortáveis pela maioria das pessoas.

4. Trackball

O trackball conta com uma configuração que evita que o usuário tenha uma movimentação excessiva de pulso e braço. Ele tem uma bolinha que é girada para mover o cursor, permitindo, principalmente, conforto para quem tem lesões por esforço repetitivo ou mesmo para aqueles que desejam a prevenção do problema.

5. Arc Touch Mouse

Esse mouse assegura ao usuário trabalhar sem fio em qualquer local e conta com a tecnologia BlueTrack Technology. Contudo, a maior vantagem desse mouse é permitir seu uso a uma distância de até 9 metros.

Ele conta também com um diferencial incrível, que é seu design flexível. Quando está curvo, está ligado. Já para desligá-lo, basta achatar o mouse contra a superfície.

6. Mouse Optico XGamer Fire Button USB 2400Dpi

Esse mouse conta com um design ergonômico e iluminação LED. Uma grande vantagem é ter quatro diferentes resoluções, adequando-se às variadas modalidades de jogos existentes.

Além disso, esse modelo tem o USB banhado a ouro, cabo de Nylon e botões variados, como para avançar e atirar. Ademais, tem quatro velocidades:1000 / 1600 / 2000 / 2400 DPI e LED nas laterais, que mudam de acordo com o DPI.

7. Tablet (mesa digitalizadora)

Na verdade, esse aparelho não é um smartphone grande, trata-se de uma prancheta pequena ou mesa digitalizadora. Ou seja, um acessório retinho que funciona como um mouse, usado para desenhar e fazer programas de computador.

O que você deve considerar no momento de escolher um mouse?

Alguns fatores devem ser considerados ao escolhermos um mouse. Confira!

Estética e anatomia

A questão da aparência, a princípio, pode não ter muita importância. No entanto, alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de usar esse periférico. Fatores como textura, acabamento e a combinação do conjunto precisam ser avaliadas para uma compra acertada. A anatomia do produto é essencial e pode garantir seu conforto no trabalho ou mesmo para jogar.

Funcionalidade

O mouse precisa ser essencialmente funcional, ou seja, preencher todos os requisitos que você precisa para utilizá-lo — essa certamente é a maior exigência dos usuários. A quantidade de botões e os atalhos disponíveis, bem como outros aspectos relacionados à funcionalidade, devem ser observados. Quanto mais funções ele tiver para facilitar o uso do PC, melhor será para o usuário.

Tamanho

Apesar de o minimouse ser considerado ideal para quem utiliza notebook, muitas pessoas o consideram pequeno demais, o que pode causar até um certo desconforto ao usá-lo. Por isso, antes de comprar a peça, solicite um teste para saber se você se adaptará ao tamanho do periférico.

Como você pôde observar neste post, existem muito tipos de mouse. Para não errar na escolha, conheça bem suas necessidades e adquira aquele que se enquadre nos seus requisitos de uso. Você pode ser um gamer, um designer ou mesmo um simples frequentador de redes sociais, sempre haverá aquele mouse ideal para seu caso!

Agora que você já conhece os modelos e variedades de mouse, o que acha de visitar nosso site e conhecer o que podemos oferecer aos nossos clientes? Vamos adorar sua visita!