Quem é que já não teve problemas com o teclado do desktop ou do notebook, não é mesmo? Seja por alguma tecla não estar mais funcionando, seja pelo desgaste comum com o tempo de uso. Aí começa o dilema na hora de substituir esse periférico: qual deles escolher, já que existem tantos tipos de teclados disponíveis no mercado?

Saiba que o modelo tem muita influência no conforto e na eficiência no momento da digitação. Para quem utiliza o teclado constantemente, a cautela na hora de escolher o tipo ideal deve ser ainda maior. E diante da variedade oferecida nas lojas especializadas, não tem como não ficar em dúvida.

Outro ponto a ser observado: mesmo que você utilize um notebook, é possível usar um teclado convencional, visto que alguns são ergonômicos e bem mais confortáveis.

Pensando nisso, resolvemos criar este post para esclarecer os tipos encontrados no mercado e, assim, ajudar você a escolher a opção mais acertada. Confira!

Tipos de teclado

Teclado de membrana

Esse teclado é o mais comum e de preço mais acessível. No entanto, seu desempenho é considerado razoável. O nome membrana se deve ao fato de ele ter três camadas de membrana plástica que se estendem por baixo de todas as teclas.

Sua maior vantagem é o baixo custo. Mesmo com isso, algumas marcas são confiáveis até mesmo para jogar. A desvantagem desse tipo é o efeito “Ghost” — que ocorre quando digitamos rapidamente e o teclado não consegue reconhecer e interpretar corretamente os comandos imediatamente.

Teclado mecânico

Esse teclado carateriza-se pelo funcionamento individual das teclas. Ou seja, cada uma delas conta com um switch próprio (chave que se conecta a uma mola), responsável por enviar o comando ao computador.

Esses teclados são mais precisos e respondem mais rapidamente ao toque — ideal para os gamers e para quem tem que digitar longos textos. Na verdade, o teclado mecânico é o que possui a tecnologia mais popular, indicado para todos os tipos de usuários.

Eles contam com uma aparência robusta e sua durabilidade é bem maior que a dos demais. Se bem conservados, podem ter uma vida útil em torno de 10 anos.

Teclado semi-mecânico

teclado semi-mecânico funciona de forma híbrida, ou seja, as teclas mais usadas têm um funcionamento mecânico e as menos utilizadas são acionadas por membrana.

Em relação ao custo, esse tipo é mais acessível que o mecânico. Seu tempo de vida útil é também bem longo quando comparado aos modelos mais simples, tanto para quem joga quanto para quem o usa para digitação de textos extensos.

Teclado ergonômico

Para quem dá muito valor ao conforto no momento da digitação, o ideal é o teclado ergonômico. As teclas desse tipo contam com um espaçamento maior entre elas, além de conferirem mais sensibilidade aos dedos na hora de teclar.

Alguns modelos ergonômicos têm formato curvado que proporcionam aos usuários uma posição mais confortável e natural para o pulso durante a digitação — evitando alguns problemas articulares, como a tendinite no pulso.

Os modelos ergonômicos costumam ter um valor mais elevado se comparados aos teclados convencionais. No entanto, se você tem tendência a ter problemas de tendinite e lesão por esforço repetitivo (LER), valerá, sim, a pena gastar um pouco mais com ele. Há uma boa variedade, inclusive de modelos ajustáveis.

Por fim, especialmente se você tem problemas ou é se exigente no quesito conforto, antes de comprar um teclado ergonômico, teste-o. Peça para sentar em uma cadeira com a altura semelhante àquela que você tem em casa e faça uma breve avaliação.

Teclado Bluetooth

Os teclados sem fio ou Bluetooth têm a vantagem de poderem ser utilizados a distâncias maiores, garantindo grande comodidade ao usuário. Como exemplo, temos algumas pessoas que usam o notebook conetado à TV para assistir aos serviços de streaming —, neste caso o teclado Bluetooth é uma excelente opção.

Teclado com iluminação interna

O teclado com iluminação embutida facilita a visualização das teclas, principalmente para aqueles usuários que utilizam o computador à noite ou não gostam de digitar em ambientes muito iluminados. Em alguns modelos, inclusive, é possível até graduar e personalizar a iluminação.

O que considerar ao escolher seu teclado

Algumas sugestões podem ajudar no momento de escolher o teclado ideal. Confira o que você deve priorizar:

  • estética: se você faz questão de um teclado que combine com seu desktop, escolha a mesma cor do monitor, visto que, na maioria das vezes, a torre fica escondida. O ideal é que os três sejam da mesma cor;
  • compatibilidade: é muito importante que o teclado seja compatível com seu notebook ou desktop. Saiba qual tipo de conexão seu equipamento exige para não errar na escolha;
  • teclado numérico: o melhor é adquirir um teclado numérico destacável. Por isso, certifique-se de que o teclado não esteja integrado às outras teclas, principalmente se você depende muito das teclas numéricas para a digitação;
  • maciez das teclas: se você faz questão de uma digitação suave, sem que haja necessidade de muita pressão nas teclas, evite os modelos em que elas sejam muito altas. Opte pelos planos;
  • som do teclado ao digitar: há quem não se importe com o som da digitação e há quem não goste. Se você não quer esse som, prefira os teclados planos, pois são mais silenciosos;
  • lojas especializadas: lembre-se sempre de comprar seu teclado em lojas especializadas, que, além de comercializarem produtos confiáveis, estão capacitadas para fornecer a você qualquer informação de que necessitar.

Como você pôde perceber durante a leitura do texto, existem muitas variedades de teclados. E se seu propósito é adquirir aquele que corresponda a todas as suas necessidades, siga nossas dicas. Afinal, é bem desagradável ficar trocando de periférico a todo instante, principalmente se você precisa dele para o trabalho ou mesmo para jogar.

Gostou do post? Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de teclados existentes, acesse o nosso site e veja alguns modelos que disponibilizamos para nossos clientes. E qualquer dúvida que você tenha, conte conosco: estamos à disposição para esclarecê-las!