Os liquidificadores são alguns dos eletroportáteis mais utilizados em qualquer cozinha. Eles permitem misturar e triturar alimentos para preparar suas receitas favoritas de forma prática e rápida — o que os tornam indispensáveis no dia a dia.

Há uma grande variedade de modelos desse eletroportátil disponíveis no mercado e cada um deles é mais adequado para um determinado tipo de uso. Portanto, é importante conhecer quais são as diferenças entre eles para fazer a escolha certa na hora da compra.

Quer saber quais são os principais tipos de liquidificadores e como escolhê-los? Veja a seguir!

Por que é importante escolher o liquidificador correto?

Cada um dos vários modelos de liquidificador conta com uma série de recursos e funções diferentes, que os tornam mais adequados para determinados tipos de uso. Portanto, é preciso escolher um aparelho que atenda às suas necessidades de acordo com os tipos de alimentos que você mais costuma preparar.

Além disso, é preciso considerar alguns outros aspectos, como os materiais utilizados na fabricação, a facilidade de uso e a quantidade de funcionalidades disponíveis. Lembre-se de que somente um liquidificador adequado poderá deixá-lo satisfeito com a compra por ter o desempenho que você deseja.

Veja a seguir algumas características que devem ser observadas na hora de escolher um bom liquidificador.

Facilidade de limpeza

Adquirir um liquidificador que seja fácil de lavar pode poupar bastante tempo e evita que sujeiras fiquem acumuladas e causem manchas no aparelho. Alguns liquidificadores têm partes removíveis que facilitam esse trabalho e existem modelos que contam com uma função de autolimpeza para tornar o processo ainda mais rápido.

Praticidade

Um bom liquidificador deve ser fácil de usar e ter todas as funcionalidades que você precisa, que podem incluir, por exemplo, a função pulsar — para triturar alimentos sólidos — e o controle de velocidade. Além disso, muitos modelos vêm acompanhados de acessórios, como a tampa dosadora, copos com marcação de medidas e filtros para os alimentos.

Tamanho do copo

Se você costuma preparar grandes quantidades de alimentos, é importante ter um liquidificador com um copo que seja suficientemente grande. Assim, você pode colocar a porção completa de uma só vez no aparelho e otimizar seu tempo na cozinha.

Potência e velocidade

Liquidificadores com maior potência, geralmente, têm um melhor desempenho ao misturar alimentos mais pesados. Além disso, os modelos costumam ter diversas opções de níveis de velocidade e cada um deles é adequado para preparar determinados tipos de alimentos — que costumam ser indicados no próprio liquidificador. Portanto, busque um aparelho que possa ser ajustado de acordo com o que você precisa.

Qualidade e resistência

É essencial escolher um liquidificador durável e seguro que seja fabricado com materiais de qualidade. Portanto, verifique se o material da lâmina e do copo são resistentes e se o aparelho conta com dispositivos de segurança na área de fixação das lâminas. Além disso, veja se a tampa é bem vedada para evitar vazamentos durante o preparo dos alimentos.

oster colorsom

Quais são os principais tipos de liquidificadores?

Liquidificadores de bancada

O liquidificador doméstico de bancada é um dos modelos mais populares e é utilizado para preparar os mais variados tipos de alimentos, como bebidas, caldos, sopas, molhos e alguns tipos de tortas de massas mais leves. Além disso, ele pode triturar alimentos sólidos, como alguns tipos de grãos ou gelo.

O copo do liquidificador pode ser feito de diversos materiais e cada um deles apresenta diferentes vantagens. Os copos mais comuns são os de vidro — que são mais fáceis de limpar — e os de plástico, que são modelos mais leves e baratos.

Os dois materiais são bastante resistentes, mas no caso dos copos de vidro é preciso ter cuidado redobrado para evitar que eles se quebrem. Já os copos de plástico devem ser lavados logo após serem utilizados para que não fiquem manchados ou mantenham o cheiro dos alimentos.

Industriais

Os liquidificadores industriais são adequados para quem precisa usar o aparelho por longos períodos, como no caso de restaurantes ou lanchonetes. Eles são mais potentes e comportam uma maior quantidade de alimentos de uma só vez.

Além disso, o copo de um liquidificador industrial geralmente é feito de aço inox e é bastante resistente. Mesmo sendo um pouco mais caro que os demais modelos, o industrial apresenta maior durabilidade para pessoas que precisam de um bom aparelho para trabalhar.

Multiprocessadores

Os multiprocessadores têm diversas funcionalidades que permitem preparar uma grande variedade de alimentos líquidos e sólidos, como sucos, molhos, grãos, temperos, legumes e carnes. Eles são capazes de triturar, cortar e até mesmo ralar os ingredientes, além de fazer as funções de um liquidificador tradicional.

Ele é um aparelho bastante completo, já que permite obter as funcionalidades de diversos eletroportáteis em um só utensílio. Eles normalmente vêm equipados com um espremedor de frutas, um processador para alimentos sólidos com jarra, um liquidificador para os alimentos líquidos, batedores para massas, lâminas de corte, ralador, fatiador e outros instrumentos úteis na cozinha.

Mixers

O mixer é um aparelho moderno que pode preparar alimentos mais leves como sucos, vitaminas, claras em neve e massas leves, como purês. Ele é um utensílio pequeno, que ocupa menos espaço que o liquidificador de bancada e é ideal para preparar porções menores de alimentos. Além disso, alguns mixers vêm com suporte de parede, o que permite guardá-los de forma ainda mais simples.

Ele é composto por um cabo anatômico equipado com lâminas na ponta para bater e triturar os alimentos. Dessa forma, é utilizado diretamente no recipiente em que está contido o alimento, o que dispensa o uso de copos como em um liquidificador tradicional.

Além disso, eles oferecem opções de controle de velocidade e permitem que você faça as receitas com maior rapidez e praticidade — sem contar que são fáceis de manusear e de limpar.

Agora que você já conhece os principais tipos de liquidificadores, é importante comparar bem os modelos e escolher o mais adequado às suas necessidades. Assim, você investe em um aparelho de qualidade e que tenha um bom custo-benefício.

E aí, gostou do conteúdo do post? Está preparado para escolher um novo liquidificador para sua cozinha? Então veja as melhores opções disponíveis em nossa loja!