A televisão é um eletrodoméstico indispensável para o lazer das famílias, servindo para ligar videogames, assistir a filmes e seriados, acompanhar notícias etc. Por isso, muitas pessoas investem em suportes para TV, já que eles são ideais para manter os aparelhos sempre seguros — reduzindo o risco de quedas, facilitando o uso e, ainda, melhorando a decoração do ambiente.

Para escolher um suporte adequado para sua TV, é preciso avaliar os diferenciais de todos os modelos disponíveis no mercado e escolher o que melhor atenda às suas necessidades. Quer saber como fazer isso? Acompanhe a leitura!

Como escolher o suporte ideal?

Para escolher o suporte ideal é preciso levar em consideração diversos fatores, como as possibilidades de ajuste disponíveis e a compatibilidade com a sua TV. Algumas das características que precisam ser observadas nesse momento são:

  • peso máximo sustentado pelo suporte;
  • compatibilidade com TVs de tela plana e tela curva;
  • qualidade do material do produto;
  • distância da parede após a instalação;
  • número de polegadas dos televisores suportados;
  • padrão de fixação do suporte.

O padrão de fixação — ou padrão VESA — é uma característica muito importante, já que ele deve ser o mesmo que o da sua TV. Para que a televisão seja encaixada no suporte, devem ter quatro furos na parte traseira para que ela possa ser parafusada. O padrão VESA indica as distâncias horizontal e vertical (medidas em milímetros) entre esses furos. Se você não sabe qual é o padrão VESA de sua TV, basta medir as distâncias com uma régua.

Quais são os principais tipos de suportes para TV?

Os suportes apresentam diversas vantagens, como ter organizadores de cabos, capazes de evitar que os fios fiquem embaralhados e espalhados pelo espaço. Além disso, cada modelo apresenta suas particularidades. Veja quais são as principais delas a seguir.

Fixos

Os suportes para TV fixos permitem manter a televisão estável na parede. Isso evita alguns problemas, como a necessidade de deixá-la em cima de uma estante ou de um rack, a possibilidade de queda, o grande espaço ocupado ou o risco de arranhar o móvel ao tentar mover a TV. Além disso, eles também funcionam como um elemento decorativo.

Como esse modelo não permite mover a TV, é importante planejar bem o local da instalação, já que você terá que furar a parede para parafusar o suporte. Assim, não será necessário mudar o eletrodoméstico de lugar depois e você não terá transtornos ao tampar os buracos da instalação.

Articulados

Os suportes articulados trazem todas as vantagens do suporte fixo e ainda permitem que a TV seja movida em diferentes direções, além de ajustar a sua altura. Isso facilita o uso da televisão, já que é possível virá-la para ter acesso às conexões do painel traseiro, como as entradas para cabos HDMI. Alguns modelos também permitem inclinar a tela, o que proporciona ainda mais flexibilidade.

De teto

Esse modelo de suporte é instalado no teto do cômodo e possui um cabo vertical no qual a TV será fixada. Eles costumam oferecer a possibilidade de girar o aparelho em ângulos de até 360º, além de incliná-lo de acordo com as necessidades do ambiente.

Inclináveis

Esses suportes permitem inclinar a tela da TV para posicioná-la da melhor forma, o que evitar reflexos causados pela luz e mais conforto à sua família. Isso é útil principalmente nos casos em que a TV precisa ser instalada em um ponto mais alto do cômodo, sem prejudicar o campo de visão.

Existem diversos modelos de suportes para TV e certamente algum deles atenderá às suas expectativas. Assim, você deixa a sua TV longe de problemas e funcionando sempre da melhor forma, além de manter a sua sala organizada!

Está preparado para escolher um suporte ideal para sua TV? Então, veja já as opções disponíveis em nossa loja!