De tempos em tempos é interessante fazer modificações na sua casa, para deixá-la mais moderna e agradável. A decoração de sala de estar é uma das mais importantes, já que ela é capaz de tornar o ambiente mais harmonioso e bonito, o que traz uma sensação de bem-estar para os moradores e para as visitas.

Porém, para que a decoração seja bem-feita e traga os resultados esperados, é preciso ter alguns cuidados e itens essenciais à disposição. Quer saber quais são eles? Acompanhe a leitura!

Quais itens podem ser utilizados na decoração de sala de estar?

Na decoração de sala de estar é necessário considerar todas as partes do ambiente e ter atenção às paredes, ao piso, aos móveis e também aos itens decorativos. Veja a seguir quais são alguns dos fatores mais importantes!

Texturas nas paredes

As texturas das paredes devem ser escolhidas com cuidado, pois os móveis e demais itens de decoração precisam estar em harmonia com elas. O mesmo vale para a cores, já que elas podem passar diferentes sensações, como profundidade, maior amplitude, tranquilidade etc.

Tapetes

Muitas pessoas não gostam de usar tapetes na decoração de sala de estar por causa da necessidade de manutenção constante para evitar o acúmulo de sujeira. Porém, quando bem escolhidos, eles ajudam a melhorar o visual do ambiente e trazem outros benefícios, como um maior conforto, a proteção do piso, isolamento térmico e abafamento de ruídos.

Para escolher o tapete ideal, é necessário optar por cores e estampas que combinem com o piso e as texturas. Além disso, as medidas da peça devem ser adequadas ao ambiente, e ter atenção para fixá-lo bem ao chão, sem deixar as pontas soltas, para evitar acidentes.

Cortinas

As cortinas são bastante úteis para regular a iluminação da sala, trazer mais privacidade e proporcionar um visual mais agradável. Na hora de comprá-las, é importante estar atento ao tamanho, às cores e também à facilidade de limpeza do material.

As cores podem ser combinadas com a textura da parede, com o sofá, as almofadas ou o tapete. Em janelas maiores, é melhor optar por cortinas que não sejam muito leves, já que elas precisam oferecer uma boa resistência ao vento, sem que fiquem se movimentando demais.

Objetos decorativos

Os objetos de decoração, como quadros, frutas e animais em cerâmica, flores artificiais e vasos de plantas ajudam a dar vida e personalidade ao ambiente. Esse é um dos fatores mais importantes, pois os objetos chamam bastante a atenção, sendo possível usar sua criatividade ao optar por aqueles com cores e tamanhos variados.

Sofás

Para que sua família possa assistir aos seus filmes favoritos com conforto é preciso contar com um bom sofá. Para isso, prefira móveis aconchegantes e com materiais de qualidade, sem abrir mão do bom gosto na escolha das cores e estampas.

Não se esqueça de adquirir um sofá com o número de lugares suficiente para acomodar a todos, além das poltronas — que não precisam necessariamente ter as mesmas estampas que o sofá. Uma boa ideia é optar por uma cor mais neutra e utilizar almofadas coloridas para complementar o visual.

Quais os cuidados necessários para uma boa decoração?

Na hora de fazer a decoração de sala de estar, é preciso tomar alguns cuidados para não sobrecarregar o visual do ambiente. Alguns fatores que devem ser levados em consideração são:

  • ter atenção para que as cores das paredes combinem com as cores dos móveis e do piso;
  • não exagerar na quantidade de itens para manter o ambiente equilibrado;
  • se certificar de que o tamanho dos móveis são compatíveis com o tamanho da sala;
  • ao mudar os móveis de lugar, buscar posicioná-los de forma a tornar seu uso mais prático, e não impedir a circulação das pessoas.

Como você viu, fazer uma boa decoração de sala de estar é essencial para manter o local bonito e confortável. Assim, é possível criar um ambiente agradável com dicas simples, desde que os materiais e itens importantes estejam disponíveis.

Você precisa de itens de decoração para sua sala de estar? Veja as melhores opções em nossa loja!