A soldagem é uma maneira simples e econômica de juntar metais permanentemente. Trata-se de uma técnica que torna possível unir duas ou mais partes e fazê-las parecer uma só. É também uma ótima forma de reparar objetos metálicos, muito utilizada para ligar fios e circuitos elétricos. Mas como fazer solda?

Na verdade é um trabalho que, apesar de não ser muito complicado, tem alguns detalhes que merecem atenção para que o resultado seja bem bacana e de qualidade. As ferramentas necessárias são simples de serem adquiridas e a técnica é considerada fácil.

Neste artigo, você vai aprender como fazer solda, saberá quais os equipamentos e o material que serão necessários para as suas primeiras experiências. Continue a leitura e confira!

O que é soldagem?

A soldagem é uma técnica que conecta metais por meio de uma liga metálica, geralmente o estanho ou o chumbo. Ela age muito eficazmente em muitos materiais como latão, zinco, cobre, prata e alumínio.

Esse método pode ser utilizado em variados trabalhos em uma casa, como em conexões de tubulação e encanamento, fiação residencial e automotiva, em aparelhos eletrônicos, entre outros fins.

Quais os metais utilizados na solda?

Os componentes empregados para fazer solda são basicamente estanho (Sn) e chumbo (Pb), no entanto outros metais podem ser aplicados dependendo do resultado que se deseja obter. Com o tempo, descobriu-se que o uso do chumbo é nocivo aos seres humanos, podendo causar envenenamento.

Com isso, a solda sem chumbo, ou “lead-free”, como também é chamada, passou a ser utilizada na fabricação de equipamentos eletrônicos.

Quais as ferramentas utilizadas?

Ferro de solda

O ferro de solda elétrico é um dos equipamentos essenciais para um bom trabalho. Trata-se de uma escolha perfeita para a soldagem doméstica de uso geral. Como ele aquece rapidamente, sua aplicação é indicada para pequenos serviços elétricos.

Modelos de 30/40/60 W são indicados para atividades elétricas e para alguns reparos. Já os mais fortes, como de 100/200 W, são mais adequados para tarefas pesadas, que requerem mais potência.

Sugador de solda

Trata-se de um equipamento essencial que não pode faltar em sua bancada de trabalho. Ele foi projetado com o objetivo de remover a solda, de forma que o trabalho tenha mais qualidade.

Sua utilização consiste em armar o sugador, pressionando o êmbolo até o fim, e colocar a ponta do silicone sobre a solda que deverá ser removida. Depois é só apertar o botão para sugar a solda.

Como escolher a solda correta?

Para quem quer saber como fazer solda, escolher o produto adequado requer um certo conhecimento. No entanto, inicialmente isso não será problema, visto que as embalagens ajudam a tornar a seleção do produto mais fácil. Elas são codificadas e classificadas pelo tipo de solda.

Então, como fazer solda?

  1. Limpe bem o local onde a solda será aplicada.
  2. Espere o ferro de soldar aquecer bem e atingir a temperatura adequada para fundir a solda (algumas ferramentas possuem LED, indicando quando já estão aquecidas).
  3.  Deposite na ponta do ferro um pouco de solda, isso ajudará no processo de soldagem. Mas não deixe muito dela na extremidade da ferramenta, visto que pode cair no circuito, causando curtos.
  4. Encoste o ferro no local que receberá a solda para transmitir o calor e aquecer o local. Depois aplique a solda até notar que colocou a quantidade suficiente.
  5. Aguarde alguns segundos até perceber que os componentes ficaram presos.
  6. Se por acaso a solda não aderir às superfícies, elas podem não ter sido limpas adequadamente. Repita, então, o procedimento limpando, aquecendo e soldando novamente.

Gostou deste artigo sobre como fazer solda? Como você pôde conferir neste texto, a soldagem de materiais não é um “bicho de sete cabeças” como muitos pensam. Basta adquirir boas ferramentas e seguir nossas dicas!

Este post foi útil para você? Siga, então, as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!