Após um longo dia de trabalho, tudo que queremos é tomar um bom banho quente e descansar, mas e se o seu chuveiro elétrico estiver estragado?

No post de hoje mostraremos como instalar um chuveiro elétrico, não é algo que apenas o eletricista pode fazer, com algumas dicas e cuidados você também poderá instalar o seu próprio chuveiro.

Medidas de segurança

Antes de começar a instalação do seu chuveiro elétrico, desligue a chave geral e o registro do banheiro, para evitar acidentes com choques elétricos e vazamentos!

Utilize sapatos com solas de borracha, a borracha irá te proteger contra choques elétricos, por isso durante todo o processo sempre fique calçado!

Instalar o chuveiro é uma tarefa simples, mas se você não está se sentido seguro o bastante para realizar a instalação do chuveiro, chame um profissional, não coloque a sua vida em risco!

Como instalar um chuveiro

Para instalar um chuveiro é importante ter as ferramentas corretas para não danifica-lo e instalar de maneira rápida e segura.

Você precisará de:

  • chave Philips e fenda;
  • chave teste;
  • escada;
  • fita veda rosca;
  • conector elétrico de porcelana;
  • alicate;

Mesmo o desligando a chave geral do banheiro, para garantir que não há passagem de corrente elétrica no banheiro, use a chave teste, basta colocar a chave teste na tomada e se a sua LED interna não acender é sinal que não há mais corrente elétrica no banheiro!

Com o chuveiro em mão passe a fita veda rosca, no cano do mesmo para evitar os vazamentos. Se em sua casa ou apartamento a pressão da água é muito alta, recomenda-se o uso do redutor de pressão. Fique tranquilo pois o redutor de pressão vêm junto com o chuveiro.

Agora encaixe o chuveiro na entrada de água da parede e a rosqueie-a deixando a parte de que sai água virada para baixo. Vamos ligar o nosso chuveiro com a rede elétrica da casa, pegue o seu alicate e desencape os cabos.

Entenda os fios 

Para conectar os fios corretamente você precisará ligá-los correspondentes com a sua cor, não é algo complicado basta saber qual a voltagem da sua rede elétrica.

Em uma tensão de 127V os cabos são respectivamente, um fio neutro, um fase e um terra. Se a rede elétrica de sua residencia está de acordo com as normas, você encontrará um cabo azul claro (neutro), um verde ou verde com amarelo (terra).

O fio fase por norma segue nas devidas cores preto, vermelho, amarelo e branco mas nunca das cores azul e verde.

Já em uma tensão 220V os fios do chuveiro são compostos por dois cabos de fase e um terra.

O chuveiro elétrico não possui voltagem por este motivo a maioria dos chuveiros por padrão possuem 3 cabos, dois nas cores pretas e um verde.

Com o conector em mãos conecte os fios da alimentação elétrica com o conector de porcelana, não emende os fios com fita isolante ou com conectores de plástico, os fios do chuveiros esquentam bastante e com o tempo derretem as emendas mal feitas! Por este motivo use o conector de porcelana.

Os cabos conectados deverão ficar parecidos com as figuras abaixo:

Com os fios devidamente conectados coloque-os de volta na parede e ligue o registro do seu banheiro.

É hora de deixar a água escorrer no chuveiro por cerca de 1 minuto para remover bolhas de ar na tubulação, lembrando que durante este processo o chuveiro deverá estar desligado, se deixar o chuveiro ligado você acabará queimando a resistência dele.

Agora com tudo instalado você pode ligar novamente a chave geral e desfrutar do seu chuveiro novo. Gostou deste post?  Visite, então, o nosso site e conheça os produtos que disponibilizamos para nossos clientes.