A compra de ferramentas para casa é uma atitude que tem muito a contribuir para manter tudo em ordem no seu dia a dia. Isso porque, por mais nova que seja a residência, sempre aparecem detalhes que exigem algum tipo de reparo, e se não há uma intervenção o quanto antes, a exposição a riscos e os prejuízos serão bem maiores.

Cada tarefa, como a colocação de quadros nas paredes, o aperto de um parafuso do cabo de uma panela, ou ajustes nos móveis, requer um instrumento específico para ser executada.

Então, para ajudá-lo a entender a finalidade, e quais as ferramentas que não podem faltar na sua casa, elaboramos um post listando as principais delas. Continue a leitura e descubra!

Qual a importância de ter equipamentos para as tarefas do dia a dia e pequenos reparos em casa?

A rotina de uma residência é cercada de imprevistos, situações estas que não escolhem nem dia nem hora para acontecer. Assim sendo, pode ser que a pessoa não consiga um profissional para resolver o caso de imediato, ou ainda que se trate de algo tão simples que não exija um técnico para ser solucionada.

Nesse cenário, surge a importância de se ter determinados equipamentos a fim de conseguir suprir pequenos reparos.

Quais as principais ferramentas que não podem faltar?

A cada dia surgem instrumentos mais modernos, que atendem finalidades específicas, e aquelas que não podem faltar na sua casa. Veja as principais!

Jogo de chaves de fenda

Um kit de ferramentas para casa deve começar incluindo um completo jogo de chaves de fenda. Entre as atividades do lar, frequentemente sobrevém a necessidade de apertar um parafuso, instalar um chuveiro, montar ou desmontar móveis, ajustar equipamentos, trocar tomadas, entre outras.

Por isso, é interessante investir na aquisição de um jogo bem completo, que conte com diferentes formatos e tamanhos. Assim, você estará preparado para solucionar as mais variadas situações.

Martelo

O martelo é um item bastante popular, que você já deve ter usado ou visto outras pessoas utilizando em diversas ocasiões. Nesse contexto, é importante notar que se trata de uma ferramenta insubstituível — ele pode ser encontrado em diferentes formatos e tamanhos, mas nenhum outro artigo faz a função do martelo com a mesma precisão.

Seja para bater ou remover pregos, seja para fazer pequenos reparos em móveis, este item não pode ficar de fora da sua primeira caixa de ferramentas.

Chave-inglesa

A chave-inglesa é aquela que apresenta uma abertura regulável na ponta, parecendo uma boca. Assim, devido à sua capacidade de adaptação a diversos tamanhos de parafusos, ela se torna uma ferramenta bastante versátil e por isso vale a pena incluí-la em seu kit.

Ter uma chave-inglesa certamente vai auxiliá-lo em pequenas manutenções como ajuste de válvulas e móveis, reparos em bicicletas etc.

Trena

A trena é um produto essencial para a formação de uma caixa de ferramentas domésticas, um item que não pode ser substituído, assim como o martelo.

Uma trena tem o propósito de medição de espaços, superfícies, objetos, e portanto, será fundamental para o planejamento dos cômodos, cálculos da quantidade de materiais para uma reforma, além de muitas outras funções.

Imagine que você está passeando no shopping, encontra o sofá dos sonhos para colocar em sua sala, e resolve comprá-lo. Contudo, no dia da entrega, você constata que o tamanho daquele cômodo não comporta a mercadoria — é esse tipo de dor de cabeça que a trena ajuda a evitar.

Alicate universal

O alicate universal é uma ferramenta utilizada pela maioria dos profissionais de manutenção, como:

  • eletricistas;
  • encanadores;
  • montadores.

Esse utensílio também lhe ajudará nas seguintes tarefas domésticas: apertar ou afrouxar determinadas peças, manusear e cortar cabos de metal etc.

Por esse motivo, ele também não pode estar ausente da sua caixa de ferramentas. Você encontrará inúmeros modelos no mercado, todavia, a dica é escolher um alicate universal com cabo de isolamento elétrico e um bom gume.

Furadeira

Outro item insubstituível e fundamental para montar uma caixa de ferramentas satisfatória para sua casa é a furadeira. Muitas pessoas podem imaginar ser um item de uso profissional, mas certamente algumas delas já precisaram pegar emprestado com um vizinho ou familiar.

O propósito de uma furadeira vai além de furar paredes, sendo útil também para apertar parafusos, instalar e montar móveis, entre outros equipamentos do lar; em algum momento ela será muito funcional, então é melhor não deixá-la de fora da sua lista de aquisições.

Chave de testes

A chave de testes é uma ferramenta destinada à verificação da existência de corrente elétrica nas instalações ou equipamentos a serem consertados. Dessa forma, ela representa um importante instrumento para evitar acidentes domésticos como os choques.

Jogo de chaves combinadas

O jogo de chaves combinadas é de grande valia para a solução de problemas hidráulicos, pequenos reparos automotivos, montagem de móveis, aperto ou soltura de parafusos maiores etc.

As chaves combinadas são uma mistura de chave de roda com chave de boca, porém elas não são reguláveis. Então, para atender um número maior de necessidades, o ideal é comprá-las de diferentes tamanhos, mesclando entre os maiores e os menores.

Fita isolante e veda rosca

Essas duas fitas são itens estratégicos que não podem faltar no kit de ferramentas da sua casa. Nesse contexto, a fita isolante serve para proteger circuitos elétricos, e será muito útil na instalação de chuveiros, tomadas, assim como para a proteção de fios desencapados.

Já a fita veda rosca tem a finalidade de conter pequenos vazamentos, recomendada na instalação de canos, torneiras, entre outros mecanismos que envolvem o uso de água.

A lista de ferramentas para casa é grande, mas cada utensílio será essencial em algum momento do seu dia a dia, e você vai ter a certeza de que montar seu próprio kit foi um excelente investimento. No entanto, para fazer as escolhas mais adequadas, lembre-se de que é necessário encontrar lojas confiáveis e comprar produtos de qualidade para evitar surpresas desagradáveis.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como montar um eficiente conjunto de ferramentas para casa, aproveite para conhecer alguns artigos de qualidade e começar a aquisição dos principais itens agora mesmo.