É comum que os eletrodomésticos apresentem alguns defeitos ou até mesmo parem de funcionar completamente após um certo tempo de uso. Quando isso acontece, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor decisão a se tomar para resolver o problema. Afinal, é mais vantajoso consertar o eletrodoméstico antigo ou trocá-lo por um novo?

Essa não é uma escolha fácil, pois é necessário analisar com cuidado alguns fatores para descobrir qual será o melhor investimento em cada tipo de caso. Quer saber o que fazer para resolver a situação? Acompanhe!

Analise a gravidade do problema

Na maioria das situações, realizar um conserto no equipamento é uma boa opção, já que o valor cobrado é bem menor do que o preço de um produto novo. Além disso, quando o defeito é simples de ser resolvido, o problema é solucionado rapidamente, o que evita que você fique muito tempo sem o seu eletrodoméstico em casa.

Por outro lado, em alguns casos a melhor saída realmente é comprar um produto novo. Na maioria das vezes, isso é necessário quando peças importantes estão queimadas – como o painel ou a placa principal de uma televisão, por exemplo –, já que o conserto delas pode ser caro.

Ao levar o seu equipamento a uma boa assistência técnica, você saberá exatamente qual é o defeito dele e o preço do conserto.

Solicite orçamento em mais de uma assistência

O valor cobrado pelo conserto de um eletrodoméstico antigo pode variar muito de uma assistência técnica para outra. Portanto, na hora de decidir a qual delas você vai confiar o seu produto, pesquise sobre a qualidade dos serviços prestados e solicite orçamentos em vários lugares diferentes para fazer uma comparação.

Busque também saber quais são as opiniões dos clientes que já tiveram algum equipamento consertado pela assistência que pretende escolher. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis em relação à qualidade do atendimento e cumprimento de prazos.

Pesquise o preço de um eletrodoméstico novo

Se você está pensando em adquirir um equipamento novo, faça uma pesquisa de preços em várias lojas e verifique quais são as melhores opções de pagamento. Mais uma vez, o preço praticado pode variar muito de um local para o outro, bem como as marcas disponíveis em cada estabelecimento.

Essa pesquisa deve ser feita em lojas físicas e virtuais, já que também pode haver diferenças de preços entre elas. No caso da compra on-line, não se esqueça de verificar também o valor cobrado pela entrega do produto em sua região.

Realize o cálculo

Depois de solicitar os orçamentos de conserto e fazer uma pesquisa de preços de equipamentos novos, você deve comparar os valores para calcular qual é a opção mais vantajosa. Nesse momento, você deve considerar também o tempo de vida útil do equipamento e os prazos de garantia oferecidos em ambos os casos.

Se você optar por adquirir um produto novo, não se deixe levar apenas pelo preço dele. Pesquise quais são as melhores marcas e dê preferência àquelas que oferecem produtos de maior qualidade e durabilidade. Assim, você evita voltar a ter os mesmos problemas cedo demais.

Além de analisar todos esses fatores, lembre-se da importância de buscar orçamentos em uma empresa confiável no mercado. Elas contam com profissionais experientes, que poderão ajudá-lo a decidir qual é a melhor opção para o seu caso e, se possível, consertar o seu eletrodoméstico antigo da maneira adequada.

Você gostou do artigo? Então assine já a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente em seu e-mail.