Você sabe o que é Blu-Ray? A evolução da tecnologia ocorre de forma muito rápida, não é mesmo? Os dispositivos de armazenamento sofrem mudanças constantes e muitas vezes nem conseguimos acompanhar. Já passamos pelos disquetes, disco rígidos e discos ópticos, como o Blu-Ray, lançado para substituir o DVD.

Neste post, vamos esclarecer um pouco sobre essa mídia que, assim como o CD e o DVD, pode ser gravada e regravada, e o melhor de tudo: ela consegue armazenar conteúdos em alta definição. Isso torna bem melhor nossa experiência com as imagens geradas por essa mídia.

Continue a leitura e confira tudo sobre a tecnologia Blu-Ray e suas maiores vantagens!

Você sabe o porquê do nome Blu-Ray?

Na verdade, a título de curiosidade, o nome Blu-Ray (raio azul) está ligado a uma de suas características. Quando o dispositivo lê o conteúdo de um Blu-Ray, ele emite um feixe laser de luz na cor azul violeta. Já quando a leitura é de CD e DVD, o feixe emitido é vermelho.

O nome original era ‘Blue-Ray’, no entanto, a letra “e” foi retirada devido à expressão ser muito utilizada, o que serviria de impedimento para o registro da marca. Assim, o nome da mídia ficou registrado como Blu-ray Disc.

O que é Blu-Ray?

Trata-se de uma mídia física que conta com as mesmas medidas do CD e do DVD. São 12 centímetros de diâmetro e 1,2 milímetro de espessura. A primeira empresa a lançar o protótipo dessa mídia foi a Sony, em 2000. No entanto, o produto só começou a ser comercializado em 2006, após o lançamento do primeiro player.

Qual é a diferença entre Blu-Ray e DVD?

A diferença é a rapidez na leitura, visto que o comprimento da onda do feixe do laser azul-violeta é muito menor (405 nanômetros) do que o laser vermelho do DVD (650 nanômetros). Por isso, é possível com a mídia Blu-Ray armazenar muito mais informação em um espaço físico igual.

Para se ter uma ideia, a capacidade de armazenamento de um DVD é de 9GB em camada dupla, o Blu-Ray dual layer, por sua vez, grava até 50 GB.

Quais as vantagens e desvantagens de um Blu-Ray?

Poder executar vídeos com imagens em alta definição é a grande vantagem do Blu-Ray, principalmente quando o comparamos ao DVD — tendo em vista a crescente demanda por imagens de alta resolução. É possível ainda armazenar até quatro horas de filmes em full HD (1080p) sem qualquer perda, sendo o espaço uma outra grande vantagem dessa mídia.

Outro benefício é a leitura mais fácil do Blu-Ray pelo drive quando comparada ao DVD, já que a camada de gravação é mais próxima à superfície.

Mas essa característica torna o Blu-Ray mais sensível e, assim, por estarem desprotegidos, seus dados são corrompidos mais facilmente. O preço é também um diferencial a ser avaliado: tanto o player de Blu-Ray quanto a mídia são mais caros quando comparados ao DVD player e sua mídia.

E o Blu-Ray 3D, como funciona?

Os filmes em 3D requerem uma tecnologia mais avançada, pois as imagens passam por um tratamento denominado polarização, em que elas são divididas em dois planos. Uma parte é vista pelo olho direito e a outra pelo esquerdo. Na hora de colocar os óculos ocorre a junção das camadas, dando a sensação de uma imagem tridimensional.

No entanto, esse tipo de player que utiliza a mídia Blu-Ray 3D só pode ser utilizada em televisores que têm essa tecnologia.

Como você pôde ver neste artigo, a tecnologia avança com muita rapidez. Agora que já sabe o que é Blu-Ray, aproveite-o com tudo que ele pode oferecer, como imagens full HD e um maior espaço para armazenamento de dados.

Se você gostou deste post sobre o que é Blu-Ray, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações! Assine a nossa newsletter, estamos sempre produzindo conteúdos interessantes para nossos clientes e leitores!