Toda pessoa que tem a culinária como parte de sua rotina, seja por necessidade, hobby ou atividade profissional, precisa de ferramentas para cozinha, que agilizem e tornem essa atividade mais prática.

O que são ferramentas para cozinha?

São itens que ajudam na organização do espaço, na preparação mais rápida de guarnições e que garantam que a porção utilizada é a ideal para aquela receita.

Geralmente, quando pensamos em aparelhos para a cozinha, sempre vem em mente fogão, geladeira, panelas, micro-ondas e outros mais tradicionais. Neste post, focaremos em acessórios que nem sempre são lembrados, mas que podem tornar o seu dia a dia na cozinha bem mais prático. Confira!

1. Abridor de vinho

Quando a gente recebe os amigos e familiares para um jantar ou uma confraternização, temos o objetivo de oferecer uma boa experiência para os nossos convidados. O vinho é uma bebida social que harmoniza com muitos alimentos e é ideal para o frio.

Mas imaginemos uma cena hipotética: sua casa cheia de amigos, você promove uma noite de queijos e vinhos, vai a até sua adega, traz o vinho comprado especialmente para a ocasião, mas não tem um abridor. Quando tem, é daqueles que necessitam de uma força descomunal para retirar a rolha. Você não quer isso, não é mesmo?

Com um abridor elétrico de vinho, você removerá as rolhas naturais e de plástico sem nenhum esforço, contando com uma ferramenta elegante e com um design ideal para combinar com a sua cozinha moderna.

2. Sanduicheira

sanduicheira é um dos itens que não pode faltar em sua cozinha, pois com ela você ganhará praticidade e tempo na hora de fazer lanches, como mistos, queijos quentes e outras combinações que esse aparelho permite. A vantagem é que os modelos mais modernos de sanduicheiras têm termostatos, que impedem que você queime o seu sanduíche e ajudam você a conseguir o derretimento ideal do queijo.

Sanduicheira ferramentas para cozinha

Grill

Se você necessita de um utensílio que vá além de sanduíches, você pode optar por um grill, que além de permitir a elaboração de sanduíches, dá a opção de grelhar carnes, peixes e até legumes. A diferença entre a sanduicheira e o grill é que o segundo, por aumentar a opção de alimentos que podem ser preparados, têm uma potência maior e, por consequência, chega a temperatura mais altas.

Os grills também são maiores do que as sanduicheiras, ou seja, oferecem a oportunidade para que você prepare mais de um tipo de alimento ao mesmo tempo, ganhando tempo.

Sanduicheira + grill

Você pode também optar por um único aparelho que junte o melhor de uma sanduicheira e do grill. Aqui, além de você ter um aparelho excelente para fazer sanduíches práticos e rápidos, poderá preparar crepes, waffles, omeletes, carnes entre outras opções.

3. Faca Elétrica

Quer ter mais precisão em seus cortes? Uma boa opção é a aquisição de uma faca elétrica, que permitirá uma maior facilidade para cortar pães, carnes, verduras e até mesmo alimentos congelados.

A faca elétrica com lâminas em aço inoxidável da Black + Decker oferece toda praticidade que você necessita em sua cozinha. Com 2 lâminas em aço inoxidável super afiadas, ela serve para cortar e até fatiar os alimentos mais resistentes com o mínimo de esforço. Essa ferramenta é focada na segurança de seu usuário, trazendo uma trava de segurança em seu gatilho que impede acionamentos acidentais.

4. Balança

Você deve estar se perguntando: uma balança como uma ferramenta de cozinha? Sim! Se você é uma pessoa metódica e criativa na cozinha, a balança é instrumento que ajudará você a reduzir a sua margem de erro nas porções exatas de suas receitas.

Balança ferramentas para cozinha

Algumas medidas são muito imprecisas: uma xícara, por exemplo, se refere a uma xícara cheia até a boca, ou faltando um dedo? E uma colher de sopa, qual é o limite? Até transbordar? Só tem um jeito de impedir essas imprecisões: com uma balança, pois 500g é 500g em qualquer local, sem confusão.

5. Forno Elétrico

Durante muito tempo, quando pesávamos em um forno em um ambiente doméstico, o que vinha em nossa cabeça era o combo fogão + forno. Com a popularização dos fogões de bancada, como os cooktops, as duas peças começaram a se separar, e os fornos elétricos ganharam força.

Além de oferecerem uma maior mobilidade, podendo ser ligados em qualquer local, os fornos elétricos podem ser adquiridos com o tamanho que atenda a demanda de cada pessoa.

ferramentas para cozinha

Se você é uma pessoa que recebe a família, assa bolos e peças grandes, terá um forno elétrico que atenda suas expectativas. Se você é solteiro e precisa do forno para assar pequenas porções, conseguirá achar um forninho de bancada, adequado a sua situação.

6. Processadores de alimentos

Mais uma ferramenta de cozinha que possibilitará o ganho de tempo e praticidade, pois picar alimento por alimento exige tempo e paciência, principalmente quando temos que picá-los em pedaços bem pequenos.

Processadores de alimentos ferramentas para cozinha

Os processadores vieram para agilizar essa situação, permitindo que você foque a sua atenção em outras tarefas relacionadas à preparação da comida. Existem inúmeros modelos, desde os mais básicos aos mais completos, com kits que incluem copos de liquidificador.

7. Mixer de Mão

O mexer de mão ou mixer vertical deixa o preparo dos alimentos muito mais fácil, pois sua versatilidade permite que essa ferramenta substitua o liquidificador ou a batedeira em muitas receitas. Além disso, ele é portátil, ocupando pouco espaço e sendo ideal para levar para viagens.

Uma outra grande vantagem do mixer vertical é que em receitas mais simples, com ingredientes mais leves. Em vez de sujar várias vasilhas e eletroportáteis, você utiliza apenas um para cumprir mais de uma função — batedeira, liquidificador e até o processador.

mixer vertical ferramentas para cozinha

Mais do que quantidade, você deve prezar pela qualidade em suas ferramentas para cozinha. A melhor maneira de fazer um comparativo entre preços e marcas é comprando pela internet, em sites como o da Ferramentas para Casa, que trazem uma gama de produtos para os mais diversos usos.

Gostou do post? Então confira já em nosso site os itens básicos que não podem faltar em sua cozinha!