O mundo dos games é bem mais complexo do que as pessoas comuns pensam! Todo gamer sabe que há grandes diferenças entre as plataformas de jogos que estão disponíveis no mercado.

Hoje iremos falar um pouco sobre cada uma delas, quais suas diferenças, vantagens, desvantagens, e é claro, do preço.

Quando falamos de consoles, ou videogames, temos duas marcas que batalham entre si pela preferência do consumidor: a linha Playstation, da Sony, e a linha Xbox, da Microsoft.

Entretanto, há uma terceira corrente de jogadores, os PC Gamers, aqueles que preferem jogar em um computador.

Para efeitos de comparação, iremos utilizar o modelo mais robusto de cada console, e depois falar um pouco sobre como funciona a brincadeira no PC!

PLAYSTATION 4

Vamos começar com o produto da Sony, o Playstation 4 Pro, que é o videogame mais recente (e potente) da marca, lançado em meados de fevereiro do ano passado.

O PS4 Pro possui uma CPU AMD Jaguar octa-core com clock de 2,1 GHz, GPU de 911 MHz, (8 GB GDDR5 + 256 MB DDR3) de memória RAM, processamento de 4,2 Tflop/s, e opções de HD de 1 ou 2TB.

Ponto Extra: Exclusivos de Peso

Podemos citar um ponto muito forte da linha Playstation, que são seus exclusivos.

Títulos carregados de qualidade e prêmios pela comunidade gamer, são exclusivos para a linha Sony, como os famosos sendo:

God of War, Uncharted, The Last of Us, Gran Turismo, Spider Man e muitos outros!

Preço

O valor do Pro no mercado brasileiro está em média R$ 3.000, variando um pouco para mais ou menos.

Xbox One

O produto concorrente, o Xbox One X chegou ao mercado brasileiro em dezembro de 2017.

A máquina conta com CPU AMD Jaguar customizada, com clock de 2,3 GHz e um cooler de água feito de um bloco de cobre. Além disso, as configurações também contam com 12 GB de RAM GDDR5, uma GPU com clock de 1,17 GHz, atingindo a casa dos 6 Tflops/s.

Ponto Extra: Retro compatibilidade

O que podemos destacar como um ponto forte é a tecnologia de retro compatibilidade do Xbox One com suas plataformas anteriores.

Isso porque, estamos falando da oitava geração de consoles, a sétima é composta pelo Xbox 360, ou seja, Xbox One roda jogos dessas gerações passadas através de um emulador dentro do videogame.

Preço

O valor Xbox ONE X gira na média de R$ 2.500,00 por aqui.

PC Gamer

Antes de iniciarmos a análise de como as coisas funcionam no PC, é importante salientar que cada plataforma possui suas características, com redes online com diferentes características, vantagens de programas de pagamentos por games on demand e alguns outros pontos de divergência.

Portanto, possuir uma boa conexão, acessórios e até uma TV de qualidade são dicas a se considerar para uma experiência de ponta!

Ponto Extra: Configurações flexíveis

O PC não é pré-montado, ou seja, o usuário que escolhe essa plataforma geralmente, monta suas configurações com as suas preferências, escolhendo a CPU (o processador), a GPU (a placa de vídeo), a memória (RAM e HD) e outros acessórios, como o monitor, teclado, mouse, headsets, cadeiras e vários outros equipamentos.

As opiniões de quem prefere o PC são de que ele proporciona uma maior imersão, além de uma maior configuração das configurações de cada game.

Preço

Como dissemos anteriormente, no caso do computador, cada um pode montar o seu com periféricos diferentes, alcançado “potências” também diferentes. Os gastos podem atingir milhares de reais.

Mas para comparar, nós da Colorsom fizemos uma busca na Internet para “montar” o PC que teria a equivalência dos consoles. Entretanto, vale ressaltar mais uma vez, que são duas arquiteturas de software e hardware completamente diferentes.

Os consoles possuem otimização para games, com isso em mente, a comparação pode não ser justa, entretanto, quando analisamos, chegamos ao resultado de que para montar esse PC Gamer os gastos passariam da casa dos 4 mil reais.

Portanto, para finalizar, podemos dizer que toda essa análise depende muito do perfil de cada jogador, com seus gostos pessoais, entre estilos de games preferidos, rede de amigos que já possuem a mesma plataforma e outros fatores.

Nós da Colorsom amamos games também, e esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você que quer começar a jogar ou já é gamer há um tempo!

E se você curtiu nossa análise, é fácil continuar recebendo material legal como esse. É só assinar nosso newsletter e ficar sempre de olho na nossa página do Facebook!