Muita gente está substituindo as mangueiras tradicionais pelas lavadoras de alta pressão em atividades domésticas e profissionais. Elas oferecem a possibilidade da remoção de sujeiras profundas com menor esforço e mais eficiência e em superfícies irregulares, que mangueiras, vassouras e baldes não dão conta.
Apesar da aceitação, a maioria das pessoas fica com dúvidas na hora de escolher a lavadora ideal para a sua necessidade. Para ajudar a sanar esses questionamentos, fizemos este post. Nele, você encontrará dicas e curiosidades para acertar na hora de comprar a sua lavadora de alta pressão. Confira!
Como escolher uma lavadora de alta pressão que atenda as minhas necessidades?
Para escolher uma lavadora ideal, você deverá avaliar 3 variáveis:
- a pressão, medida em PSI;
- a vazão, medida em litros por hora (L/h);
- e o tamanho da mangueira, é claro.
Nos equipamentos mais comuns, a pressão varia entre 1000 e 3000 PSI — quanto maior for o valor, mais pressão a lavadora terá. Se o seu objetivo é fazer um uso doméstico do equipamento, como limpeza de calçamentos, carros, quintais, paredes, telhados, etc., uma lavadora de 1000 PSI lhe atenderá bem.
Agora se pretende utilizar o aparelho como ferramenta de trabalho com uso contínuo, como em lava-rápidos ou para fazer limpezas mais pesadas em pátios, estacionamento e garagens, é melhor optar por um equipamento mais robusto, que tenha uma maior capacidade tanto de pressão quanto de vazão.
Calcule o consumo de água de acordo com a vazão de sua lavadora
Em relação à vazão, você deve se atentar tanto na questão de desempenho como no consumo de água. Na hora de escolher a sua lavadora, você poderá estimar o gasto aproximado que terá com ela.
Nos modelos convencionais, a vazão varia entre 300 e 1.200 litros por hora — uma mangueira gasta em média 2.400 litros por hora . Sendo assim, para fazer o cálculo, você só precisará cronometrar o tempo de uso para saber exatamente quantos litros gastará durante o período de utilização. Lembrando que 1m³ — metro cúbico — é equivalente a 1.000 litros.
A lavadora de alta pressão aumenta o consumo de água?
Algumas pessoas ainda relutam em adquirir uma lavadora de alta pressão por achar que ela aumentará o consumo de água e, por consequência, pesará no bolso no fim do mês. Fique sabendo que isso é um mito.
A verdade é que a lavadora de alta pressão utiliza menos água do que uma mangueira tradicional. Isso acontece porque o orifício de vazão é menor do que 1 milímetro, enquanto o de uma mangueira tradicional é aproximadamente 10 vezes maior.
Além disso, você removerá a sujeira em menos tempo, ou seja, graças ao jato potente, capaz de remover sujeiras mais profundas, utilizará a água por menos tempo. Ao cumprir uma mesma tarefa, com menos vazão e menos tempo, a lavadora a jato utiliza 80% menos água em relação a uma mangueira comum.
O gasto de energia elétrica é controlado
Você deve estar se perguntando: e o consumo de energia elétrica, vai aumentar? Ao economizar 80% em sua conta de água e exercer a mesma atividade em menos tempo e com mais eficiência, o consumo de energia elétrica da lavadora de alta pressão se tornará um investimento.
Além disso, os equipamentos mais modernos contam com um dispositivo que controla o consumo de energia elétrica, desligando o motor imediatamente quando o gatilho não estão acionado, o que garante, além da economia de energia, uma maior vida útil do produto.
Agora que você já sabe o que deve analisar na hora de escolher a sua lavadora de alta pressão e já desmitificou da ideia de que ela gasta mais água do que uma mangueira, é hora de colocar na ponta do lápis as suas necessidades e escolher o equipamento ideal para você.
Gostou do texto? Então aproveite para conferir as principais lavadoras de alta pressão em nosso site! Esperamos por você lá.