Para quem curte a natureza, mas não tem muito espaço em casa, a solução ideal pode ser fazer uma horta vertical em casa!

Apesar do que muitos acham, não é tão difícil montar uma horta de forma prática em casa, basta apenas algumas ferramentas, e algumas dicas de como aproveitar melhor cada espaço.

E essas dicas de quais ferramentas são necessárias, além de algumas ideias, você pode conferir com a gente agora:

Materiais 

Como é algo que é você mesmo quem vai fazer, é importante analisar quais materiais serão necessários para montar e cuidar da horta vertical, podemos dar destaque para:

Claro, tudo pode depender de que forma que você pretende trabalhar sua horta, sendo em pallets, você pode precisar de uma lixadeira e uma furadeira, ou se preferir trabalhar usando garrafas PET penduradas com fio, uma tesoura pode ser o essencial.

Mas falaremos um pouco mais disso um pouco a frente, também nunca esqueça das ferramentas que manterão a sua hortinha, como regadores e pequenas pás para trabalhar a terra!

Espaço

É sempre bom ficar de olho no espaço que você vai utilizar, um local arejado e com uma luz do sol direta em algumas horas do dia, é indispensável.

Entretanto, uma dica é saber que tipo de hortaliça que será cultivada, isso porque algumas podem ter raízes mais profundas, folhas que caem com mais frequência necessitando uma limpeza mais repetitiva do local, ou ainda outras espécies que possuem folhas que se alastram.

Portanto, verifique sempre quais tipos você irá cultivar, antes de plantar.

Montagem

Antes de tudo, é legal planejar em qual recipiente as suas mudas estarão plantadas. Vasos no estilo jardineira, aqueles retangulares, podem caber mais de uma planta, mas precisam de mais suporte.

No estilo meia lua, pode ser interessante, pois eles são ideais para paredes ou pallets.
Mas você pode usar alguns outros materiais que tornam a horta mais original, como caixinhas de varejão (em madeira), tubos de PVC, garrafas PET, cortadas de diversas maneiras e penduradas no ambiente.

Como dissemos anteriormente, o local ideal é importante, por isso, se você vai montar em uma parede externa, verifique se ela está íntegra, sem infiltrações, ou com canos no interior.

Na hora de montar, no caso de trabalho com madeira, verifique se todos as partes estão bem lixadas e com acabamento. Além disso, vale apostar no verniz, para uma maior conservação da estrutura.

No caso de horta com peças em metal, tome cuidado com o ferro, pois ele enferruja, estragando de forma rápida sua horta.

Dedicação

Outro detalhe que poucos param para pensar, é se você realmente terá tempo para se dedicar. Afinal além de dar um certo trabalho montar uma horta vertical, ela exige sempre cuidado, todos os dias!

Seja para regar, aparar ou outra função, é sempre necessário ter atenção e não abandonar as pobres plantas. Por isso, analise a sua rotina, transforme a horticultura em um hábito, assim você poderá aproveitar de forma plena essa atividade!

Os resultados

O ideal é começar com pequenos passos, para ver os resultados mais satisfatórios em pouco tempo. Afinal, ninguém quer investir o tempo e perder tudo, não é mesmo?

Depois, você pode ir testando outras hortaliças, encontrando espécies de temperos diferentes. Tudo é válido na hora de ousar em sua pequena horta!


Esperamos que essas informações e dicas de como montar uma pequena horta tenham sido úteis para o seu lar! Foi tudo pensado com carinho para você possuir um ambiente mais verde em casa.


E se você quiser estar sempre antenado sobre esse tipo de conteúdo, é só seguir a gente aqui no blog e nas nossas redes sociais!