Você já ficou na dúvida se devia ou não substituir algum controle remoto em sua casa? Pois é!  Algumas pessoas, ao primeiro sinal do problema, já o trocam sem ao menos saber se o aparelho tem conserto.

Em muitos casos, são questões que podem ser sanadas facilmente. Problemas como colocação de pilhas invertidas, uso de pilhas descarregadas ou mesmo a falta delas são os mais comuns, bem como o controle remoto incompatível.

Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer essas dúvidas que, na maioria dos casos, são de fácil resolução. Também vamos lhe dar uma boa dica de como testar o controle remoto. Continue a leitura!

O que pode causar problemas no funcionamento do controle remoto?

Pilhas fracas ou descarregadas

Essa é a causa mais comum que leva as pessoas a trocar o controle remoto ao primeiro sinal de problemas. A primeira dica para atestar se o controle está bom ou não é colocar pilhas novas. Se elas estiverem descarregadas, você vai tentar ligar a TV ou trocar os canais e nada acontecerá.

Uma boa sugestão é sempre ter um par extra de pilhas guardado, pois em situações como essa você já consegue testar o controle remoto e verificar se o problema realmente era esse.

Pilhas invertidas

Para que qualquer aparelho, com pilhas funcione, elas devem ser colocadas da forma correta. As pilhas têm um sinal de positivo (+) em uma de suas extremidades e um de negativo (-) na outra. O próprio aparelho sinaliza a posição correta. Sendo assim, é só ficar atento ao posicioná-las.

Oxidação

Um problema muito comum em controles muito usados é a oxidação nas placas de contato, já que, com o tempo, é normal que elas apresentem ferrugem. Isso impede a alimentação do controle, pois não passará carga elétrica. Essa questão pode ser facilmente resolvida: basta que você lixe a região oxidada. Com esse procedimento é comum que o aparelho volte a funcionar normalmente.

Falta de pilhas

Em algumas situações, as pessoas não se dão conta de que determinados controles são adquiridos sem pilhas. Para que funcionem, é necessário encaixá-las no aparelho. Parece óbvio, não é mesmo? Mas acontece mesmo com os mais distraídos. Fique ligado!

Controle Remoto Incompatível

Adquirir um controle remoto incompatível é comum entre os consumidores mais desavisados, que na hora de comprá-lo confundem a marca e o modelo de TV, Home Theater ou DVD. Na dúvida, antes de comprar um novo controle, verifique no manual ou na parte de trás do aparelho uma etiqueta onde conste o modelo.

Controles Remotos colorsom

Como testar o controle remoto?

Se mesmo depois de todas essas checagens você ainda não conseguir fazer o controle funcionar, faça um teste com o aparelho. Seria uma última medida antes de partir para a compra de um controle novo.

É um teste rápido! Todos os controles remotos emitem infravermelho que não conseguimos enxergar. Mas com um celular ou câmera fotográfica é possível que ele seja visualizado.

Para fazer o teste, coloque o celular em modo câmera e posicione em direção ao emissor de infravermelho (a região que fica na frente do controle), pressionando algumas teclas. Você vai visualizar na tela LCD do celular o LED piscando, o que significa que o aparelho está funcionando. Incrível, não é mesmo? Experimente!

Como você pôde conferir neste artigo, é fácil saber se vale a pena ou não adquirir um novo controle remoto. Basta seguir nossas dicas e testar o aparelho.

Gostou deste artigo sobre como testar o controle remoto? Então, siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!