O tapete é um elemento decorativo que não pode faltar em uma casa. No entanto, após algum tempo de uso, já sentimos aquela necessidade enorme de higienizá-lo e deixá-lo limpo como novo, não é mesmo? Mas será que você sabe como limpar tapete?

Na verdade, devemos ficar atentos a quaisquer manchas que surgem no tapete, principalmente se ele for claro. A higienização deve ocorrer no mesmo momento, para que não se torne mais difícil sua limpeza ou ele fique manchado de vez.

Pensando nessa necessidade, preparamos este post. Afinal, quanto mais limpo esse item se mantiver, maior será sua durabilidade. A principal dica, portanto, é evitar que o seu tapete fique muito sujo, pois isso sim deixaria essa tarefa bem mais difícil e demorada.

Conheça, então, nossas sugestões de como limpar um tapete. Continue conosco e confira!

1. Use técnicas específicas para limpar tapetes de pelo longo

Não há como negar que um tapete peludo, com pelo alto e fofo, torna o ambiente bem mais charmoso, aconchegante e confortável, não é? No entanto, na hora da limpeza, esse tipo requer um trabalhinho a mais, já que suas fibras são mais longas e a sujeira penetra mais profundamente. Por isso, vamos começar por ele, ok?

É só cumprir os seguintes passos para higienizar o tapete de pelo longo:

  • comece usando um aspirador de pó para retirar toda poeira acumulada;
  • depois, umedeça toda a superfície do tapete utilizando uma solução feita com água e detergente neutro;
  • na sequência, com o auxílio de uma escova com cerdas macias, escove seu tapete delicadamente, obedecendo o sentido do pelo — para remover aquelas manchas mais pesadas que custam a sair;
  • por fim, retire os resíduos com um pano umedecido e se quiser acrescente amaciante, pois contribui para deixar as fibras mais macias e o tapete mais cheiroso. Depois deixe o tapete secar, de preferência em área bem arejada.

O ideal é que você repita essa operação a cada 30 dias.

2. Aposte no vinagre para uma limpeza mais profunda

O vinagre contém uma substância chamada ácido acético, que está presente nele em alta concentração. Esse produto é responsável por desengordurar, desinfetar, além de proporcionar brilho e eliminar odores. Por isso, não hesite em utilizá-lo!

Se na sua limpeza, você adicionar vinagre à água morna com detergente, sua solução ficará ainda mais eficaz na higienização e remoção de manchas. Depois, é só passar um pano seco e limpo e colocar para secar em um local arejado.

3. Faça uma lavagem a seco

Em alguns casos fica bem difícil molhar o tapete, principalmente por não haver um local para arejá-lo e secá-lo mais rapidamente. Nesses casos, a solução mais adequada é a lavagem a seco.

No entanto, se você recorrer a uma lavanderia, dependendo do tamanho da peça, o serviço pode ficar bem caro. O que acha, então, de saber como lavar tapete a seco em casa? Vamos aprender?

Para essa tarefa, você vai precisar misturar em partes iguais: amido de milho ou aveia e bicarbonato de sódio. Para começar, misture a mesma quantidade dos dois ingredientes em um pote e aplique o pó sobre o tapete. Essa mistura sugará toda a sujeira existente nas suas fibras. Após 30 minutos, retire a mistura com aspirador de pó (aspirando com delicadeza no sentido das fibras).

4. Adote procedimentos para aumentar a durabilidade

Para isso, separamos algumas dicas bem especiais. Confira a seguir:

  • altere sua posição para evitar desgaste apenas em algumas partes;
  • não o exponha a raios solares (assim, você evita o desbotamento);
  • não dobre seu tapete; enrole-o no sentido do comprimento;
  • não o lave na máquina de lavar, mesmo que ele seja pequeno;
  • não use alvejante à base de cloro durante a limpeza;
  • não o torça nem o passe a ferro, pois, assim, você poderá danificar as fibras;
  • evite colocar objetos pesados sobre ele, pois isso pode marcá-lo e até perfurá-lo.

Agora que você já sabe como limpar tapete, conserve o seu sempre com aquela aparência de novo. Basta seguir nossas dicas!

Gostou deste post? Continue, então, sua visita e conheça a escova especial para limpeza de tapete que garantirá uma higienização ainda mais eficaz!