Quando precisamos de uma estante para organizar os nossos livros, a primeira reação que temos é procurar uma para comprar, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe, é que com alguns pedaços de MDF conseguimos montar a nossa própria estante de livros, personalizada, com um toque decorativo único, basta aprender como fazer estante para livros.
Se você está pensando que dá muito trabalho, que é muito caro ou difícil de construí-la, fique sabendo que não é um “bicho de sete cabeças”, e o resultado final vai valer a pena. Se mora com amigos ou família, convide-os para ajudar nesse trabalho e, no final, todos ficarão orgulhosos da obra pronta.
Para ajudar nessa missão, vamos dar um passo a passo de como fazer estante para livros utilizando poucas peças e ferramentas, aí mesmo em sua casa. Confira!
Como fazer uma estante de livros com MDF?
Você pode projetar uma estante de acordo com sua criatividade, mas neste post, vamos ver um passo a passo para criar uma estante de MDF simples, com aproximadamente 1,40 m de altura e 94 cm de base. Para fazê-la, você precisará de:
- 3 chapas de MDF de 94 x 30 cm, para fazer a parte de baixo até o meio;
- 3 chapas de MDF de 80 x 30 cm, para compor a parte de cima;
- 6 chapas de MDF de 30 x 30 cm, integrantes da plataforma da parte de baixo;
- 4 chapas de MDF de 30 x 22 cm, que constituirão o apoio para a parte de cima;
- todas as peças de MDF deverão ter 15 mm de espessura.
Além da madeira, você deverá contar com as seguintes ferramentas:
- lixa;
- régua e Lápis;
- furadeira, se também for parafusadeira, melhor ainda;
- se a furadeira não tiver essa função, terá que ter uma parafusadeira ou chave;
- parafusos;
- tinta esmalte para madeira (base água) na cor branca;
- corante para tinta na cor que você preferir;
- rolinho;
- pincel, para dar acabamento nas partes que o rolinho não alcança.
Veja o passo a passo da montagem
O primeiro passo é lixar as chapas de madeira com uma lixa própria para esse tipo de material. O objetivo aqui é tirar as farpinhas e deixar o produto pronto para receber a tinta. Depois de lixar, é hora de marcar os locais onde irão os parafusos.
Nossa estante terá um design mais arrojado, mas você pode montá-la como desejar, só lembre do equilíbrio — a parte de baixo é a base, por isso deve ser mais larga e mais forte. Confira o passo a passo da montagem:
- Pegue uma das 3 tábuas maiores, de 94 x 30 cm, e meça 25 cm a partir de um dos lados. Marque essa posição com um lápis fazendo uma linha no sentido da largura da tábua.
- Depois, utilizando uma régua, marque 1,5 cm a partir da marcação de 25 cm anterior, que representará a espessura da peça de apoio de 30 x 30 cm que será fixada nesse local.
- Na outra extremidade da madeira, marque 1,5 cm a partir da borda, aqui será fixado outro apoio que servirá como divisória entre os patamares da estante.
- Agora é hora de marcar a posição dos parafusos, que prenderão as peças de apoio. Os parafusos devem ficar a 7 cm das bordas da madeira, a partir da largura. Além disso, as marcações dos parafusos devem ficar centralizadas dentro das marcações de 1,5 cm.
- Após a preparação da chapa que servirá de base, é hora de preparar as outras duas de 94 x 30 cm, que servirão de base e teto do segundo andar da estante. Essas, como estarão na parte intermediária, receberão 4 marcações a lápis, para fixar os apoios de baixo e os de cima.
- Faça uma linha a partir de 1,5 cm das bordas, no sentido da largura da tábua. Depois, realize as marcações dos parafusos, que deverão estar centralizadas dentro dessa área de 1,5 cm, e posicionadas a 7 cm das bordas.
- Em seguida faça duas marcações a partir de 25 cm de cada ponta da tábua, fazendo outra linha no sentido da largura. Mais uma vez, meça 1,5 cm após a marcação de 25 cm e efetue as marcações do parafuso, igual nas etapas anteriores — centralizado nos 1,5 cm e a 7 cm das bordas.
- Agora é hora de preparar as tábuas que formarão a parte de cima, pegue duas tábuas de 80 x 30 cm, faça as marcações de 1,5 cm em cada borda, como ensinamos no passo anterior e as marcas dos parafusos.
- Faça em um dos lados uma marcação a partir de 25 cm da borda, da mesma forma que explicamos nos passos anteriores, com as marcações dos parafusos.
- A novidade aqui será a marcação da outra ponta, que deverá estar a 14 cm da extremidade da tábua. Como não poderia ser diferente, teremos outra marcação de 1,5 cm a partir da marcação de 14 cm, com as tradicionais marcações de parafuso.
- A última tábua de 80 x 30 cm deverá ter uma marcação em uma das pontas, de 1,5 cm, no sentido da largura. Com as duas marcas de parafuso nas medidas já descritas acima.
- Na outra ponta, deverá ser feita uma marcação a 14 cm da beirada, com o mesmo esquema das tábuas anteriores, 1,5 cm após os 14 cm e a marcação dos parafusos.
- Depois de toda as marcações, é hora de furar as tábuas nos locais marcados para a fixação dos parafusos. Para isso, utilize uma broca um pouco mais fina do que os parafusos que você for fixar.
- Pegue a primeira chapa que você preparou, de 94 x 30 cm, e prenda duas menores de 30 x 30 cm, uma na extremidade e outra na marcação de 24 cm após a borda. Em seguida, fixe a segunda peça de 94 x 30 cm em cima.
- Nessa segunda peça maior, você deverá prender mais dois apoios de 30 x 30 cm, só que em posições opostas dos apoios abaixo, para dar mais equilíbrio. Prenda a terceira peça maior nesses apoios.
- Na parte de cima dessa terceira peça, fixe os apoios de 30 x 20 cm na mesma posição em que eles estão na primeira tábua. Depois prenda a segunda tábua de mesmo tamanho por cima dos apoios.
- Agora fixe os dois últimos apoios de 30 x 20 cm em cima dessa segunda tábua, em posições opostas aos apoios de baixo, ou seja, um em uma das extremidades da tábua e outro a 14 cm da outra ponta. Para finalizar a montagem, prenda a última tábua de 80 x 30 cm.
Como pintar a nova estante?
Para pintar, é interessante que você dê duas demãos, a primeira pode ser de tinta branca, para dar a base, e a segunda na cor desejada. Lembrando que não há regras em relação ao estilo e cor da pintura, você pode usar cores mais alegres ou utilizar um tom mais rústico, com verniz ou outras texturas. O importante é que sempre verifique no rótulo das tintas o tempo de secagem entre as demãos para ter a melhor qualidade de pintura.
Agora que você já sabe como fazer estante para livros, é hora de pensar em um local bem bacana para colocá-la em sua casa. Você pode utilizá-la apenas para colocar seus livros, em seu quarto ou escritório, ou aproveitar os espaços de 25 cm, que ficarão entre uma prateleira e outra para colocar objetos de decoração, em sua sala de estar.
Gostou do nosso post? Então ajude-nos a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais, quem sabe seus amigos ou familiares não se animem a montar a estante com você!