Quando precisamos de uma estante para organizar os nossos livros, a primeira reação que temos é procurar uma para comprar, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe, é que com alguns pedaços de MDF conseguimos montar a nossa própria estante de livros, personalizada, com um toque decorativo único, basta aprender como fazer estante para livros.

Se você está pensando que dá muito trabalho, que é muito caro ou difícil de construí-la, fique sabendo que não é um “bicho de sete cabeças”, e o resultado final vai valer a pena. Se mora com amigos ou família, convide-os para ajudar nesse trabalho e, no final, todos ficarão orgulhosos da obra pronta.

Para ajudar nessa missão, vamos dar um passo a passo de como fazer estante para livros utilizando poucas peças e ferramentas, aí mesmo em sua casa. Confira!

Como fazer uma estante de livros com MDF?

Você pode projetar uma estante de acordo com sua criatividade, mas neste post, vamos ver um passo a passo para criar uma estante de MDF simples, com aproximadamente 1,40 m de altura e 94 cm de base. Para fazê-la, você precisará de:

  • 3 chapas de MDF de 94 x 30 cm, para fazer a parte de baixo até o meio;
  • 3 chapas de MDF de 80 x 30 cm, para compor a parte de cima;
  • 6 chapas de MDF de 30 x 30 cm, integrantes da plataforma da parte de baixo;
  • 4 chapas de MDF de 30 x 22 cm, que constituirão o apoio para a parte de cima;
  • todas as peças de MDF deverão ter 15 mm de espessura.

Além da madeira, você deverá contar com as seguintes ferramentas:

  • lixa;
  • régua e Lápis;
  • furadeira, se também for parafusadeira, melhor ainda;
  • se a furadeira não tiver essa função, terá que ter uma parafusadeira ou chave;
  • parafusos;
  • tinta esmalte para madeira (base água) na cor branca;
  • corante para tinta na cor que você preferir;
  • rolinho;
  • pincel, para dar acabamento nas partes que o rolinho não alcança.

Veja o passo a passo da montagem

O primeiro passo é lixar as chapas de madeira com uma lixa própria para esse tipo de material. O objetivo aqui é tirar as farpinhas e deixar o produto pronto para receber a tinta. Depois de lixar, é hora de marcar os locais onde irão os parafusos.

Nossa estante terá um design mais arrojado, mas você pode montá-la como desejar, só lembre do equilíbrio — a parte de baixo é a base, por isso deve ser mais larga e mais forte. Confira o passo a passo da montagem:

  1. Pegue uma das 3 tábuas maiores, de 94 x 30 cm, e meça 25 cm a partir de um dos lados. Marque essa posição com um lápis fazendo uma linha no sentido da largura da tábua.
  2. Depois, utilizando uma régua, marque 1,5 cm a partir da marcação de 25 cm anterior, que representará a espessura da peça de apoio de 30 x 30 cm que será fixada nesse local.
  3. Na outra extremidade da madeira, marque 1,5 cm a partir da borda, aqui será fixado outro apoio que servirá como divisória entre os patamares da estante.
  4. Agora é hora de marcar a posição dos parafusos, que prenderão as peças de apoio. Os parafusos devem ficar a 7 cm das bordas da madeira, a partir da largura. Além disso, as marcações dos parafusos devem ficar centralizadas dentro das marcações de 1,5 cm.
  5. Após a preparação da chapa que servirá de base, é hora de preparar as outras duas de 94 x 30 cm, que servirão de base e teto do segundo andar da estante. Essas, como estarão na parte intermediária, receberão 4 marcações a lápis, para fixar os apoios de baixo e os de cima.
  6. Faça uma linha a partir de 1,5 cm das bordas, no sentido da largura da tábua. Depois, realize as marcações dos parafusos, que deverão estar centralizadas dentro dessa área de 1,5 cm, e posicionadas a 7 cm das bordas.
  7. Em seguida faça duas marcações a partir de 25 cm de cada ponta da tábua, fazendo outra linha no sentido da largura. Mais uma vez, meça 1,5 cm após a marcação de 25 cm e efetue as marcações do parafuso, igual nas etapas anteriores — centralizado nos 1,5 cm e a 7 cm das bordas.
  8. Agora é hora de preparar as tábuas que formarão a parte de cima, pegue duas tábuas de 80 x 30 cm, faça as marcações de 1,5 cm em cada borda, como ensinamos no passo anterior e as marcas dos parafusos.
  9. Faça em um dos lados uma marcação a partir de 25 cm da borda, da mesma forma que explicamos nos passos anteriores, com as marcações dos parafusos.
  10. A novidade aqui será a marcação da outra ponta, que deverá estar a 14 cm da extremidade da tábua. Como não poderia ser diferente, teremos outra marcação de 1,5 cm a partir da marcação de 14 cm, com as tradicionais marcações de parafuso.
  11. A última tábua de 80 x 30 cm deverá ter uma marcação em uma das pontas, de 1,5 cm, no sentido da largura. Com as duas marcas de parafuso nas medidas já descritas acima.
  12. Na outra ponta, deverá ser feita uma marcação a 14 cm da beirada, com o mesmo esquema das tábuas anteriores, 1,5 cm após os 14 cm e a marcação dos parafusos.
  13. Depois de toda as marcações, é hora de furar as tábuas nos locais marcados para a fixação dos parafusos. Para isso, utilize uma broca um pouco mais fina do que os parafusos que você for fixar.
  14. Pegue a primeira chapa que você preparou, de 94 x 30 cm, e prenda duas menores de 30 x 30 cm, uma na extremidade e outra na marcação de 24 cm após a borda. Em seguida, fixe a segunda peça de 94 x 30 cm em cima.
  15. Nessa segunda peça maior, você deverá prender mais dois apoios de 30 x 30 cm, só que em posições opostas dos apoios abaixo, para dar mais equilíbrio. Prenda a terceira peça maior nesses apoios.
  16. Na parte de cima dessa terceira peça, fixe os apoios de 30 x 20 cm na mesma posição em que eles estão na primeira tábua. Depois prenda a segunda tábua de mesmo tamanho por cima dos apoios.
  17. Agora fixe os dois últimos apoios de 30 x 20 cm em cima dessa segunda tábua, em posições opostas aos apoios de baixo, ou seja, um em uma das extremidades da tábua e outro a 14 cm da outra ponta. Para finalizar a montagem, prenda a última tábua de 80 x 30 cm.

Como pintar a nova estante?

Para pintar, é interessante que você dê duas demãos, a primeira pode ser de tinta branca, para dar a base, e a segunda na cor desejada. Lembrando que não há regras em relação ao estilo e cor da pintura, você pode usar cores mais alegres ou utilizar um tom mais rústico, com verniz ou outras texturas. O importante é que sempre verifique no rótulo das tintas o tempo de secagem entre as demãos para ter a melhor qualidade de pintura.

Agora que você já sabe como fazer estante para livros, é hora de pensar em um local bem bacana para colocá-la em sua casa. Você pode utilizá-la apenas para colocar seus livros, em seu quarto ou escritório, ou aproveitar os espaços de 25 cm, que ficarão entre uma prateleira e outra para colocar objetos de decoração, em sua sala de estar.

Gostou do nosso post? Então ajude-nos a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais, quem sabe seus amigos ou familiares não se animem a montar a estante com você!