Trabalhadores de áreas industriais, são bem familiarizados com os equipamentos de proteção individual e um dos equipamentos mas utilizados na área são as botas de segurança. Mas você sabe o quão importante este equipamento é para a segurança dos trabalhadores?

As botas de segurança, são botas de altíssima qualidade para trazer segurança para os pés do trabalhador, feitas de couro para uma maior durabilidade, biqueiras e palmilhas de diversos materiais para cada situação de risco no local de trabalho.

Biqueiras

As biqueiras protegem os funcionários da industria contra diversos cenários como objetos cortantes ou perfurantes, temperaturas extremas, contra quedas de objetos, produtos químicos e muito mais!

Como já citado existem diversos matérias para a fabricação das biqueiras dentre elas temos:

As biqueiras de PVC oferece a proteção básica, são bastantes utilizadas em áreas onde não há grandes riscos, as biqueiras de aço oferece uma proteção maior contra objetos pesados, perfurantes, agentes abrasivos e escoriantes. Já a biqueira de composite possui as mesmas proteções que a biqueira de aço porém é muito mais leve e flexível!

Palmilhas

Nas botas de segurança as palmilhas também desempenham a função de proteger os pés do trabalhador. Elas podem ser encontradas com diversos materiais para cada tipo de risco a ser enfrentado no ambiente de trabalho.

Para riscos maiores existem as palmilhas de aço e as Palmilhas resistentes a perfuração, ambas protegem a sola dos pés contra objetos cortantes e perfurantes porém as palmilhas resistentes a perfuração possui mais flexibilidade que a palmilha de aço assim trazendo mais conforto para a pessoa. Há palmilhas que oferecem outros benefícios como a atimicrobiana, que prevem a proliferação de fungos e bactérias!

Solado

Com certeza uma das parte mais importantes das botas é o seu solado, ele sustenta o peso da pessoa, traz o conforto e segurança a cada pisada. O material dos solados, na sua maioria das vezes, é composto por PU (Poliuretano) um material similar a esponja, ele é injetado diretamente no cabeçal da bota tornado o sapato uma peça única.

Há dois tipos de solado para as botas, a Monodensidade e Bidensidade. Botas com o solado de monodensidade, recebem apenas uma injeção do material assim protegendo o trabalhador de objetos cortantes e perfurantes.

Já os solados de bidensidade são injetados duas vezes, a primeira camada é mais resistente pois é a camada que entra em contato com solo e a segunda camada é mais macia para trazer muito mais  conforto a pessoa.  O solado de bidensidade traz proteção de  cortantes, perfurantes e contra produtos químicos.

Modelos

Exitem vários tipos de botas mas os mais comuns são os sapatos, coturnos e botinas, em quesito segurança todas protegem os pés de maneira eficaz as diferenças entre os modelos são meramente estéticas.

Sapatos

Sapato tipo vaqueta preta

Os sapatos tipo vaqueta são mais utilizados em áreas rurais onde os trabalhadores precisam unir praticidade com estilo.

Botina

As botinas de seguranças são os modelos mais comuns encontrados nas industrias de hoje, devido ao seu custo beneficio, as empresas optam por usar este modelo nas suas epi’s.

Coturno

Muitas pessoas que não atuam na área industrial adoram o estilo que os coturnos oferecem, usando tanto para adicionar estilo no look ou para se aventurar na natureza praticando trilhas e acampando!  

Agora que você já sabe o papel importante que as botas de segurança desempenham na vida do trabalhador dê uma olhadinha no nosso site e veja os produtos que temos separados especialmente para você!