Com o passar do tempo, os utensílios de metal podem ficar manchados e com aspecto sujo, caso não sejam bem limpos. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual produto para limpar metal deve ser utilizado, já que alguma substância errada pode arranhar a superfície metálica ou deixar resíduos indesejáveis.

Há diversas soluções que podem ser adotadas para fazer a higienização adequada dos objetos de metal de forma simples e eficiente, sem gastar muito dinheiro. Acompanhe a leitura e veja quais são algumas delas!

1. Água e sabão neutro

Antes de fazer o polimento do metal para recuperar seu brilho, é importante que a superfície esteja bem higienizada, o que pode ser feito com água e sabão neutro. Ao fazer a limpeza, é importante utilizar panos, esponjas ou escovas adequadas, que não arranhem o objeto. Os panos de algodão e microfibra são muito úteis nesse caso, já que são macios e não soltam fiapos com facilidade.

2. Bicarbonato de sódio

Fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água é uma ótima forma de retirar os efeitos da oxidação dos metais. Por meio da mistura desses dois ingredientes, é possível tirar as manchas escuras dos objetos metálicos e, ainda, limpar parte da sujeira presente neles.

Porém, é preciso tomar cuidado para não desgastar a superfície na hora da limpeza, já que alguns metais são riscados muito facilmente. Portanto, certifique-se de usar um pano macio e não colocar muita força na hora de esfregar a peça.

3. Limão

O limão, devido à sua acidez, é uma solução natural para quem deseja recuperar o brilho dos metais e é, inclusive, capaz de tirar manchas de ferrugem de ferramentas. Para isso, basta passar o suco de limão na superfície com o auxílio de um pano, deixar agir por alguns minutos e enxaguar. Em seguida, o objeto deve ser enxugado com um pano limpo.

O limão pode ser também cortado ao meio e aplicado diretamente sobre a superfície do objeto a ser limpo. Além disso, ele pode ser utilizado juntamente ao bicarbonato de sódio, sendo que os dois devem ser misturados até formar uma pasta.

4. Água salina

O sal é muito utilizado como produto de limpeza caseiro e ajuda a tirar as manchas e ferrugem de utensílios metálicos, como colheres de prata e panelas de ferro. Para isso, ele pode ser combinado com vinagre ou bicarbonato de sódio. Porém, uma simples solução de água salina pode ser utilizada regularmente para fazer limpezas mais simples, com a ajuda de um pano.

5. Produtos específicos

Existem também produtos para limpar metal para determinados tipos de objetos — como as furadeiras — ou para ferramentas que exigem limpezas mais pesadas. Esses produtos, geralmente, não agridem os metais e removem todo tipo de sujeira, como fuligem, óleos e gorduras, além de auxiliar na retirada das manchas escuras.

Como você viu, para limpar seus objetos metálicos pode ser utilizado um produto para limpar metal específico ou soluções caseiras. Independentemente da solução escolhida, é importante fazer a limpeza com cuidado para não danificar a ferramenta. Assim, é possível mantê-la em bom estado e prolongar sua vida útil.

Você precisa de produtos para limpar suas ferramentas metálicas ou adquirir ferramentas novas? Conheça já a nossa loja e veja todas as nossas ofertas!