Você tem dúvidas sobre os tipos de cabo HDMI existentes e para quais dispositivos eles são indicados? Na verdade, o padrão HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é bem antigo, criado mais especificamente em 2002. O Cabo HDMI pôs fim à necessidade de usar cabos de cores diferentes (Cabo RCA) para conectar imagem e som, tornando a conexão mais prática. Com ele, a transferência de áudio e vídeo ocorre por um único cabo e o melhor: com qualidade muito superior.

Com a tecnologia digital de alta definição, esse sistema pode ser utilizado para conectar laptops, consoles mais modernos (como o Xbox One e o PlayStation 4) e dispositivos de reprodução Blu-Ray a uma TV. No entanto, é necessário que esta possua a mesma tecnologia compatível. Os resultados são imagens e sons de alta definição e qualidade.

Quer saber mais sobre os tipos de cabo HDMI e descobrir qual é o melhor para você? Continue a leitura e confira!

Tipos de cabo HDMI

Existem no mercado 5 tipos diferentes de cabos HDMI. Para que você saiba qual deles utilizar, confira cada um e para quais conexões são indicados:

  • Standard (padrão): criado para ser utilizado na maioria dos aparelhos domésticos. É capaz de transmitir 1080i ou 720p em vídeo;
  • Standard com Ethernet: apesar de ter as mesmas características do standard, conta também com um canal de dados. No entanto, essa tecnologia só funciona se ambos os dispositivos conectados tiverem Ethernet habilitado;
  • Standard Automotive: tem as mesmas configurações que o Standard, mas é específico para carros. Nesse tipo, o sistema do automóvel pode se conectar com um ou mais sistemas sem ocorrer perda de sinal;
  • High Speed: pode lidar tanto com resoluções de vídeo de 1080p, como também com as novas tecnologias de 4K, 3D e Deep Color. Lembrando que para conexões de Blu-Ray, esse é o cabo mais indicado;
  • High Speed com Ethernet: esse tipo conta com a mesma tecnologia do cabo citado acima, garantindo grandes telas sem a perda da qualidade de imagem e som. Seu diferencial é a possibilidade de conexão entre 2 dispositivos que tenham Ethernet habilitado.

Tipos de conectores HDMI

Apesar de os cabos HDMI chamarem atenção, principalmente pela qualidade da imagem e do som, destacam-se também pelo seu fácil encaixe. São encontrados 2 tipos de conexões para esses cabos, os tipos A e B. Vamos saber como são?

  • HDMI tipo A: é utilizado com a tecnologia DVI (conexão digital inferior ao HDMI) — muito usado em computadores. Sendo assim, esse cabo tem em uma das pontas a conexão HDMI e, na outra, a conexão DVI;
  • HDMI tipo B: foi criado para resoluções de alta qualidade e utiliza o sistema dual link — com conector HDMI nas duas extremidades — dobrando, dessa forma, a capacidade de transmissão do cabo.

ofertas colorsom cobos HDMI

Diferenças de qualidade entre os cabos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a qualidade dos cabos, se os mais caros são melhores que os mais baratos, por exemplo. Na verdade, aqueles cabos produzidos com materiais mais nobres e com acabamento melhor, possuem um preço mais elevado.

Cabos produzidos com condutores de cobre de alta pureza, conectores com acabamento de banho em ouro ou prata, e boa blindagem contra possíveis interferências de RFI (interferência por rádio frequência) e EMI (interferência eletromagnética), certamente, terão um melhor sinal. Além disso, esses produtos contam com uma boa durabilidade, pois evitam a oxidação.

Versões dos cabos

Com o passar do tempo, modernas tecnologias foram surgindo e exigindo mudanças no padrão HDMI. Por isso, ele passou por variadas versões, que vão de 1.0 a 2.0. Essa diferança serve como um divisor de águas nessa área — separando o antigo do novo.

Quando ao cabo HDMI lançado em 2002, sua versão 1.0 reproduzia o mínimo necessário para utilizar DVDs em HD (alta definição). Transmitia até 4,9 GB por segundo, com resoluções de 1080p, com banda de 60 hertz. Além disso, transmitia áudio por até 8 canais a 192 KHZ.

Após isso, passou por uma pequena atualização e ganhou a versão 1.1 – que adiciona suporte à DVD Áudio. Mas o seu primeiro grande upgrade ocorreu em 2005, com o lançamento da versão 1.2 — que chegou agregando suporte técnico à conexão entre telas independentes (TVs e monitores) e computadores (desktops ou laptops).

Depois, houve pequenas modificações. A versão 1.4 deu suporte à resoluções de 4.096 por 2.160 pixels (4K). Foi feita em 2009 e ainda existem dispositivos de mais de 4 anos que ainda fazem uso desse padrão — apesar de alguns indícios apontarem o seu desaparecimento do mercado brevemente.

Por fim, em 2013 houve um grande avanço nessa tecnologia, com o lançamento da versão HDMI 2.0 — que passou a aceitar a resolução 4K em até 60 quadros por segundo, o que significa uma grande qualidade nas transmissões de várias modalidades esportivas ou games de última geração. O áudio ganhou também uma boa atualização após alguns anos, foi aprimorado de 12 canais para 32 canais de 1536 KHZ.

Compatibilidade

Para que o consumidor aproveite as novas tecnologias, ele deve saber quais os cabos HDMI são compatíveis com seus dispositivos — se é a geração 1.4 ou a 2.0. Isso, se ele quiser utilizar o limite máximo dessas tecnologias e, dessa forma, aproveitar os benefícios de suas atualizações.

As diferenças entre o HDMI 1.4 e o 2.0 só podem ser percebidas usando-se equipamentos compatíveis com uma e outra versão. Ou seja, de nada vai adiantar comprar um cabo HDMI 2.0 para ver filmes em 4K se sua televisão é Full HD, você não perceberá. Essa medida evita gastos maiores com cabos.

Apesar de atualmente haver um forte marketing em cima de TVs de última geração, o consumidor nem sempre está preparado. Ele só terá acesso às inovações se os componentes utilizados forem compatíveis — isso se refere à mídia utilizada, consoles de última geração, Blu-Rays, etc.

Se houver dúvidas, basta que o consumidor faça uma consulta ao manual de seu dispositivo, onde estarão todas as informações necessárias.

Nada como aproveitar as novas tecnologias e saber utilizar os tipos de cabo HDMI, não é mesmo? Lembre-se sempre que as tecnologias devem ser compatíveis, principalmente se for o caso de uma TV de última geração. Combinando as tecnologias, você usufrui de toda a qualidade e inovação de imagem e áudio.

Gostou de conhecer os tipos de cabos HDMI disponíveis? Que tal visitar nosso Site e escolher o ideal para sua TV? Até a próxima!