As TVs modernas apresentam cada vez mais funcionalidades e contam com imagens cada vez melhores. Por outro lado, os consumidores nem sempre ficam satisfeitos com o sistema de áudio do aparelho que, em comparação com a qualidade do vídeo, deixa muito a desejar. Isso acaba tornando a experiência sonora um pouco sem graça.

Felizmente, alguns equipamentos de áudio podem resolver esse problema. Ao escolher o melhor produto, de acordo com suas necessidades, será possível assistir aos seus filmes prediletos com um som de ótima qualidade. Quer saber como? Veja a seguir como montar um bom sistema de áudio na TV de sua casa!

Soundbar

O Soundbar é a melhor opção para quem tem um cômodo pequeno ou não deseja ter um monte de caixas espalhadas pela sala. Ele é fácil de instalar e melhora muito a qualidade do áudio, apesar de não ter o mesmo desempenho dos Home Theaters. Eles podem ser instalados na parede ou embaixo da TV, dependendo do modelo.

Antes de adquirir o seu Soundbar, verifique quais são as entradas disponíveis no aparelho e se elas são compatíveis com as da sua TV. Os tipos de conexão mais comuns são a HDMI e por meio de cabo óptico ou do tipo P2. Para realizá-la, basta conectar uma ponta do cabo na TV e outra no Soundbar. Além disso, alguns modelos possuem a tecnologia BlueTooth.

Home Theater 5.1

Se você tem uma sala de tamanho médio, com um espaço de 15 a 20 metros quadrados, o Home Theater 5.1 pode ser um sistema de áudio interessante. Ele conta com som surround de alta qualidade e permite obter efeitos sonoros bastante realistas. Outra vantagem do Home Theater é sua capacidade de dividir bem o som por todo o ambiente, para proporcionar uma melhor experiência a quem está assistindo.

O modelo 5.1 traz um Receiver — receptor de áudio e vídeo, responsável por distribuir os sons de maneira adequada entre os alto falantes —, cinco caixas de som satélites e um Subwoofer, que reproduzirá os sons graves com maior intensidade. Dessas cinco caixas, três são frontais, sendo uma central e duas laterais. As outras duas são as caixas traseiras.

É muito importante posicionar todos os equipamentos de forma correta para aproveitar ao máximo suas potencialidades:

  • as caixas devem estar viradas em direção a quem está assistindo;
  • o Subwoofer deve ficar no chão, em um dos lados da sala e não muito perto da parede;
  • a caixa frontal central deve ficar de frente para o sofá;
  • as caixas frontais laterais devem ficar uma de cada lado da TV, igualmente espaçadas;
  • as caixas traseiras também devem ficar uma de cada lado, atrás do sofá e bem distantes dele.

Para conectar o Home Theater na TV, verifique se ela tem entrada HDMI. Caso tenha, conecte uma ponta do cabo na TV e outra no Home Theater. Caso contrário, utilize um cabo RCA. Ele tem 3 pontas com cores diferentes, que devem ser conectadas corretamente nas entradas e saídas da TV e do Home Theater. Nos aparelhos costuma haver a indicação de cores onde cada ponta do cabo deve ser conectada.

Home Theater 7.1

Esse Home Theater é bastante moderno e apresenta uma qualidade de som ainda melhor que o modelo 5.1. E qual é a diferença entre os dois modelos? O modelo 7.1 tem duas caixas de som satélites a mais e é ideal para ambientes maiores.

A instalação desse Home Theater costuma ser bem parecida com a do modelo 5.1. Para posicionar as duas caixas a mais, o ideal é colocá-las atrás do sofá, na mesma direção que as duas caixas frontais laterais e um pouco atrás das caixas traseiras.

Ao adquirir os equipamentos para montar o seu sistema de áudio procure o manual do produto e leia-o atentamente, pois é a melhor forma de tirar possíveis dúvidas sobre a instalação do aparelho. Com um som de qualidade na sua TV, você terá mais conforto ao assistir à programação e com certeza agradará toda a sua família.

Você já tem ou pretende montar um sistema de áudio na TV de sua casa? Conte nos comentários!