Este assunto pode parecer irrelevante para muitos, mas vários iniciantes não sabem como furar uma parede, com isso acabam danificando as brocas da ferramenta, a parede e no pior dos casos até mesmo os sistemas de água e luz da casa!

Se você possui dúvidas de como furar uma parede corretamente continue a leitura!

Organize-se

Antes de se iniciar o furo na parede, prepare-se e confira se todas as ferramentas necessárias estão a sua disposição, apenas furadeira e broca não serão suficientes, será também necessário o parafuso acompanhado com uma bucha e por precaução é sempre bom ter uma chave Philips ou de fenda por perto.

Atualmente na compra de um parafuso, por padrão uma bucha vem junto, com o tamanho correto facilitando a vida, porem caso você queria utilizar um parafuso e bucha parados em sua casa mas não sabe se o tamanho da bucha é próprio para o parafuso, basta rosquear o mesmo na bucha e observe se no centro “inflou” isso indica que o tamanho da bucha é ideal para o seu parafuso!

Escolha a broca ideal

Temos vários tipos de brocas a nossa disposição, temos brocas feitas para a perfuração em madeiras, metais, pedras, cerâmicas e as que vamos utilizar, a para concreto!

Brocas para concreto, no mundo das ferramentas, são mais conhecidas como brocas Wídeas, essas brocas são ideais para a realização de furos na parede então, é sempre bom ter um jogo de brocas wídeas por perto.

Lembre-se que a escolha de uma broca errada pode resultar em — um trabalho mal feito, dano permanente na broca, acidentes e em alguns casos,  danificar o mandril da furadeira.

Fure no local correto!

Ninguém gostaria de gastar um dinheiro a mais, por conta de um furo errado na parede, muitos acidentes acontecem por falta de cuidados simples, como, verificar se há um cano ou uma rede elétrica passando no local que se deseja realizar o furo!

Então, para se evitar dores de cabeça, verifique a possibilidade da existência de, encanamentos ou rede elétrica na parede, avalie a planta baixa de sua casa para evitar as falhas!

Você também pode observar se na parede há interruptores, tomadas ou torneiras, se houver, basta imaginar uma cruz no centro do interruptor, essa cruz indica a posição dos conduítes e canos, então evite furar a parede no sentido horizontal e vertical.


Posição padrão de conduítes

Utilize o medidor de profundidade

Saber a profundidade da parede a ser furada é importante para se evitar atravessar a mesma, alguns modelos de furadeiras possuem os medidores de profundidade.

O medidor de profundidade, é uma “régua” que impede a pessoa, que está manuseando a  ferramenta, de fazer furos mais profundos que o desejável, mas se a sua furadeira não possui um medidor de profundidade basta, marcar a broca na profundidade necessária, essa marcação pode ser com realizada com fitas crepe, isolantes ou com uma caneta tipo marcador.

Furando a parede

Agora chegamos na parte mais importante do post, como furar uma parede. Para realizar o furo da parede, deixe a furadeira em um ângulo de 90° para não colocar estresse na broca e possuir um furo reto, nessa hora é legal colocar, embaixo do furo, um envelope de carta para recolher a sujeira que será gerada.

Não é preciso pressionar a furadeira no momento do furo, apenas segure a ferramenta com firmeza até o fim do processo!

Outra dica legal é, caso você queira realizar um furo maior, utilize brocas menores e gradativamente aumente o diâmetro da broca, até atingir o tamanho desejável de furo. Trabalhando desta maneira você preserva a estrutura da parede, evitando que o reboco caia!

Agora você já aprendeu como furar uma parede corretamente, que tal dar uma olhadinha em outros conteúdos sobre ferramentas!?