Você provavelmente já se incomodou com poeiras ou machas de dedos na tela de sua TV, de LED ou LCD, certo? O primeiro reflexo que temos nessa situação é o de passar a mão para tentar retirar as impurezas — e, ao fazer isso, em vez de limpar, acabamos manchando mais ou até arranhando a superfície da tela. A verdade, é que poucas pessoas realmente sabem como limpar a tela da sua TV, e é isso que você aprenderá neste post. Continue com a gente!

Consulte sempre o manual de sua TV

A primeira atitude que você deve tomar, antes de pensar em limpar a tela de sua TV, é consultar o manual e ler as recomendações do fabricante. Não corra o risco de danificar ou perder a garantia de seu aparelho por utilizar produtos não recomendados.

Desligue a TV da tomada

A segunda dica não poderia ser outra: não limpe a sua TV com ela desligada apenas no controle remoto, em modo stand by — desligue-a sempre da tomada. Não corra o risco de acontecer um curto nos circuitos, caso algum líquido escorra para a parte interna de seu aparelho.

Além disso, a temperatura da tela não pode estar alta na hora da limpeza, para que o líquido não evapore antes da hora e acabe manchando a tela.

Sempre use um pano macio

Um costume muito comum que as pessoas possuem na hora de tirar aquela mancha na tela é o de utilizar papel higiênico, papel toalha ou qualquer outro tipo de material, e que, infelizmente acabam arranhando ou deixando resíduos na tela. Aliás, utilizar um pano macio e que não solte fiapos na hora da limpeza é uma dica presente no manual de todas as marcas de TVs de LED e LCD.

No momento da limpeza realize movimentos leves e circulares, sem forçar a tela, e não encharque o pano antes de passá-lo — o excesso de líquido poderá escorrer para dentro do aparelho, causando danos que podem ser irreversíveis.

Caso haja sujeira nos cantos, utilize levemente um cotonete para removê-la. Em caso de manchas ou poeiras mais difíceis de sair, não esfregue bruscamente o pano e nunca passe a unha ou alguma ferramenta pontiaguda, para não aranhar ou amassar a tela.

colorsom limpa telas start

Não utilize produtos abrasivos

Não utilize produtos químicos e abrasivos sobre a tela — detergentes, produtos multiuso, álcool etílico entre outros. Ao utilizar esse tipo de produto, você corre o risco de causar manchas e danos irreversíveis. Opte por utilizar água destilada e não borrife diretamente na tela, mas sim no pano.

Existem produtos específicos para a limpeza desses tipos de tela no mercado, mas é preciso se certificar de que não tenham álcool, amônia ou outro solvente agressivo.

Veja a sequência ideal para a sua limpeza

Para você que deseja aprender como limpar a tela da sua TV, o primeiro passo é desliga-la da tomada e esperar a tela esfriar. Depois, utilize um espanador macio para retirar a primeira camada de poeira.

A seguir, pegue um pincel ou cotonete e umedeça com a água destilada, para retirar as impurezas mais grossas, como manchas de gordura ou poeira mais encrustada. Após isso, passe o pano macio, também umedecido com a água destilada, e para finalizar a limpeza seque a tela com um pano macio seco.

O ideal é que a limpeza da TV seja feita mensalmente, mas se você mora em um local mais propenso a poeiras, é recomendável limpar com mais frequência.

E lembre-se: Não deixe que a pressa te atrapalhe em uma atividade essencial, como limpar a tela da TV. Os minutinhos que você vai gastar fazendo uma limpeza mais cuidadosa refletirão no tempo de vida útil de seu aparelho.

Gostou de aprender essas dicas? Então fique atento ao nosso Blog e siga a gente nas redes sociais para receber ainda mais informações sobre produtos de áudio e vídeo! Estamos no FacebookTwitter e Instagram.