Você sabia que pode usar a TV como monitor? Sim, sua TV pode se conectar ao PC ou laptop e funcionar exatamente como um monitor. Para isso, basta que ela tenha uma entrada HDMI, que é bem comum em TVs modernas. Aliás, a maioria delas conta com mais de uma porta para se conectar a diversos eletrônicos.

No mercado é comum encontrar TV/Monitor, que são aparelhos com portas de entrada/saída para os dois formatos — para o HDMI e para o VGA. Mas, o que falaremos aqui é sobre a TV comum e como a conectar ao computador.

Neste artigo, você aprenderá a utilizar a sua TV como monitor! Continue a leitura e confira!

Como usar TV como monitor da forma correta?

Em primeiro lugar, é importante saber que a imagem do computador na TV pode não ter a mesma qualidade do que um monitor comum. Mesmo que ambos tenham a mesma resolução. Isso ocorre porque a quantidade de pixels por polegada de um equipamento para outro é diferente. E vale lembrar que, quanto maior é a TV, menor será a resolução ou qualidade de imagem.

Diante disso, como conectar a TV ao computador? A melhor alternativa é a utilização do cabo HDMI, os notebooks atuais só vem com essa entrada, que garantem melhor imagem e som. No entanto, se seu objetivo é conectar sua TV ao seu PC, talvez seja necessário usar a entrada VGA — lembrando que se trata de uma tecnologia antiga e a qualidade da imagem certamente será ainda mais prejudicada.

Qual é o passo a passo para fazer a conexão do computador à TV?

Para você assistir filmes da Netflix como se fosse um monitor de seu computador, deverá acompanhar os seguintes passos, confira!

Passo 1: mantenha o computador e a TV desligados.

Passo 2: verifique a parte traseira ou lateral da sua TV, para saber quais as entradas disponíveis.

Passo 3: proceda da mesma forma com o PC, para descobrir se uma delas corresponde a alguma que foi vista na TV.

Passo 4: escolha qual conexão será utilizada. Das conexões que são utilizadas pelo PC, podemos encontrar a HDMI, VGA e DVI. A HDMI e a DVI oferecem melhor qualidade de imagem. A VGA, por sua vez, é um padrão que não tem boa resolução. A conexão HDMI é a opção que transfere vídeo e som para a TV e é encontrada em televisores HD. Já a DVI é uma conexão digital, mas também envia som e vídeo para a TV.

Passo 5: conecte um cabo correspondente ao tipo de conexão escolhido tanto no computador quanto no aparelho de TV.

Passo 6: ligue o PC ou notebook e aguarde o sistema operacional carregar. Após isso, ligue a TV e com o controle remoto acesse o menu de opções e mude para a porta correspondente ao HDMI, já que podem estar conectados outros componentes como TV a cabo, jogos, blu-ray, etc. Espere alguns segundos, pois o computador detectará a televisão (havendo qualquer dúvida, consulte o manual da TV).

Passo 7: selecione a opção correspondente que pode ser HDMI-1, HDMI-2, DVI-1 ou algo parecido. Já a conexão VGA, poderá aparecer no menu de opções apenas como “PC”.

Passo 8: no computador ou notebook, na tela do Windows, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho. Aparecerá um menu, clique na opção “Resolução da tela”.

Passo 9: em alguns sistemas, o ajuste ocorre de forma automática, sendo apenas preciso reiniciar o computador.

Agora você já pode usar TV como monitor para assistir ao que quiser. Prático não é mesmo? E se quiser voltar a ver seus canais de TV é só mudar a opção de entrada de vídeo.

Você gostou deste texto? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá as nossas atualizações por e-mail e não perderá nada!