Você sabe o que é o controle de torque na sua ferramenta? As tecnologias das ferramentas estão evoluído cada vez mais e muitas vezes não conseguimos acompanhar.

Neste post vamos esclarecer um pouco sobre esta tecnologia que está presente na maioria das parafusadeiras, o controle de torque!

O que é controle de torque?

O controle de torque é um sistema, que regula ou guarda a força aplicada nos parafusos impendido que você enterre o parafuso no material, deixando um acabamento melhor no seu projeto.

O torque possui como unidade de medida o Nm, então sempre que você estiver em dúvida qual ferramenta possui um torque maior, basta olhar está unidade de medida para identificar o quanto de torque a ferramenta possui.

Quais os tipos de controle de torque?

Mecânico 

O controle de torque mecânico é o mais encontrado nas parafusadeiras do mercado, é um controle bem modesto e efetivo, sua constituição é de uma roda com os níveis.

No interior desta roda há uma embreagem que funciona da seguinte maneira, logo após o mandrill existe um seletor nele possui os valores do torque impressos, com isso você pode calibrar a força a ser aplicada nos parafusos, quando o mandrill chega na força determinada ele para de girar.

Eletrônico

Parecido com o sistema mecânico, ele também possui um seletor de ajuste de torque, neste caso a energia é mandada para a ferramenta, eletronicamente. 

Ferramentas com torque eletrônico, geralmente possuem menos controle, ou seja, o parafuso pode acabar enterrando no material.

Automático 

Também temos no mercado o controle de torque automático, este tipo de controle de torque é um inovação pois lhe permite um controle ainda maior no aperto do parafuso.

Funciona desta seguinte maneira, você aperta o gatilho e quando você atingir o torque de fabrica, o mandrill para!

A ferramenta entende que o parafuso já está apertado, mas caso o parafuso não esteja apertado ainda, basta continuar pressionando o gatilho que automaticamente a parafusadeira entrar em modo pulsar, que aos poucos vai apertando o parafuso.

Você também pode soltar o gatilho da ferramenta, para que ela recomeça o ciclo de aperto.

Este post foi útil para você? Siga, então, as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!